Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

28 de abril de 2024

O LIXO E O VIRUS CHINES


Por Rogel Martins Barbosa Publicado 20/03/2020 às 19h00 Atualizado 23/02/2023 às 16h52
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O lixo é tema constante para nós, mas os chineses conseguiram trazer para nossa agenda o agora famoso vírus corona ou COVID-19, que também é conhecido por pneumonia de wuhan em Taiwan, esta mesma Taiwan que demonstrou ao mundo como é possível tratar o vírus sem criar histerias e promover colapso social.

Mas o que tem a ver o vírus com o lixo? Muita coisa e eu explico. Primeiro teremos que lembrar um braço especializado da arqueologia, a chamada garbologia. Garbo, não de garboso, expressão que há não se ouve no vernáculo, que significa elegância de modos, de gestos. Mas o garbo aqui vem de garbage, do inglês, que significa lixo. Logia, todo mundo sabe, é um elemento de formação pospositivo, de origem grega que significa a ideia de estudo. Logo, garbologia é a ciência que estuda o lixo, mas no sentido arqueológico do termo, ou seja, a ciência que vai estudar a cultura e o modo de vida das sociedades através de seus restos materiais conhecidos como resíduo ou lixo.

Já tivemos oportunidade de usar a garbologia e contar um pouco da sua história no A garbologia e o Panorama Abrelpe 2017. Recomendo a leitura.

Voltando ao vírus, vimos que ele foi declarado o causador de uma pandemia mundial e como consequência, os governos têm tomado decisões. Alguns como Taiwan, souberam responder ao vírus, agindo de forma precisa sobre possíveis transmissores, desta forma impedindo a multiplicação de casos. Outros, como a Itália e nós, optaram pelo modelo totalitário chinês: a quarentena, chegando em casos de imposição de toque de recolher e restrição de locomoção de pessoas.

Mas qual o efeito desta ação sobre o lixo? Dois aspectos: o primeiro dele diz respeito ao resíduo industrial e comercial. Com fábricas e comércio parados, haverá drástica redução na produção de resíduos. Isto é fato. Sem gerador, não há geração.

O segundo aspecto é, aos olhos do leigo, contraditório. Os resíduos domésticos serão produzidos em maior quantidade. Não se espante, é isto mesmo que você leu. Esta foi a conclusão do professor William L. Rathje, como fruto do Garbage Project de 1973. Neste trabalho descobriram que em momentos críticos, com escassez, por exemplo, de alimentos, este alimento é comprado em maior quantidade no mercado. Mas como há um prazo de validade, o estoque caseiro acaba por se deteriorar, e promove uma perda que não ocorreria em tempos normais.

O primeiro fato encontrado na garbologia foi no mesmo ano em que se iniciou o projeto. Naquele ano houve falta de carne no mercado norte americano e para surpresa dos pesquisadores, foi encontrado no lixo 3 vezes mais carne jogada fora, que em tempos de abundância.

A quarentena tem o efeito do medo, da aparência da escassez e da fome. Em especial quando imposta pelo poder público. Quando ela é um convencimento da população, ou seja, quando o próprio individuo decide se isolar, com a consciência que poderá voltar ao convívio social ao momento que ele próprio decidir e que haverá uma sociedade para ele retornar, não causa o mesmo efeito de pânico, medo e até histeria que causa quando é determinado pelo estado, já que não só ele, mas toda a sociedade foi segregada do convívio social.

Sob este efeito o indivíduo tende a fazer um estoque para sua sobrevivência. Muitos não fazem sob o manto da razão, mas apenas da emoção medo, o que significa que também não consegue medir a extensão e necessidade de seu armazenamento.

Consequências? Teremos um acréscimo de resíduos domésticos. Um porque pessoas que ficavam em fora de casa o dia todo, agora ficarão produzindo seus resíduos em casa. Dois, e mais perverso deste acréscimo da produção de resíduos, virá com o tempo, pelo desperdício de produtos armazenados.

De quem a culpa? Bom todo drama tem um culpado. Eu acredito que as pessoas tendem a culpar as pessoas, dizendo que devem ser racionais, tranquilas, comprar só o necessário, ainda mais quando o estado diz que mercados ficarão abertos, pois significam primeira necessidade.

Outros dirão que é o estado, que foi incompetente de fechar fronteiras e rastrear o vírus e isolar os possíveis contaminados e agora, numa atitude contrária a própria essência da humanidade, encarcera toda a sociedade, e talvez, sem a certeza que a quarentena funcione.

Realmente, descobrir o vilão da quarentena não é fácil, ou talvez seja, já que sabemos de onde veio o vírus. Mas acredito que todos têm culpa. O estado nunca foi eficiente e o cidadão sempre soube disto. Confiar a saúde ao estado de forma absoluta sempre é temerário. Agora as decisões não são nem consultadas pelo estado ao cidadão. É normal que o medo e o pânico se potencializem, até porque não se sabe o que poderá vir além da quarentena…

Rogel Martins Barbosa, advogado, doutor em Direito dos Resíduos, autor do curso História dos Resíduos e de obras juridicas, dentre as quais, Política Nacional de Resíduos Sólidos, Guia de Orientação para Municípios.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Morte do cão Joca: manifestantes protestam em aeroportos do país


Donos de cachorros e ONGs de defesa dos animais realizaram neste domingo, 28, protestos simultâneos em vários estados em memória…


Donos de cachorros e ONGs de defesa dos animais realizaram neste domingo, 28, protestos simultâneos em vários estados em memória…

Geral

Planos de saúde coletivo terão aumento de 14% em terceiro ano de alta; veja as maiores taxas


Os planos de saúde coletivos terão reajuste de dois dígitos neste ano, de acordo com relatório da XP Investimentos com…


Os planos de saúde coletivos terão reajuste de dois dígitos neste ano, de acordo com relatório da XP Investimentos com…

Geral

Mais de 370 cidades de SP são afetadas por onda de calor fora de época; veja regiões em alerta


Os últimos dias de abril e o início de maio vão continuar com altas temperaturas, com os termômetros podendo atingir…


Os últimos dias de abril e o início de maio vão continuar com altas temperaturas, com os termômetros podendo atingir…