Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

29 de abril de 2024

UE anuncia restrição a viagens não essenciais por 30 dias


Por Agência Estado Publicado 16/03/2020 às 16h39 Atualizado 23/02/2023 às 18h12
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A União Europeia pretende impor restrição a viagens não essenciais durante 30 dias, para desacelerar a transmissão do coronavírus no continente. O anúncio foi feito pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em vídeo divulgado nesta segunda-feira, 16, em seu Twitter. “De um lado temos de proteger as pessoas da disseminação do vírus e, ao mesmo tempo, garantir que mantenhamos o fluxo de produtos”, afirmou ela.

Von der Leyen disse que a Comissão Europeia propôs “vias rápidas” para dar prioridade ao transporte de produtos essenciais, “notadamente alimentos e produtos emergenciais”, para garantir a continuidade econômica.

A autoridade disse que, com menos viagens possíveis, é melhor para conter o número de casos. Com isso, ela propôs aos chefes de Estado a introdução de restrições a viagens não essenciais para a UE. “Isso deve ser imposto por 30 dias, podendo ser prorrogado”, afirmou, dizendo que pode haver exceções, como para moradores de longo prazo na UE, familiares de cidadãos da região e diplomatas, bem como médicos e outros profissionais de saúde que ajudam no combate à doença.

Ela comentou que as medidas podem ajudar a desacelerar a disseminação do vírus. “Somos duramente afetados”, lembrou, mencionando que o sistema de saúde da Europa “está sob forte pressão”.

“Pessoas que transportam bens também devem ser isentos”, afirmou, para garantir o fluxo de produtos, sobretudo os essenciais, como alimentos e remédios. “Para ser eficaz, as restrições devem ser adotadas também pelos países que não são membros da zona de Schengen”, recomendou, em uma aparente referência ao Reino Unido e à Irlanda.

Von der Leyen disse ainda que há discussões com os líderes de G-7 sobre medidas para apoiar a economia. Na UE, ela comentou que a intenção é que exista ajuda de todos os países, “em níveis sem precedentes”, para garantir a liquidez das empresas, “e há mais por vir”, afirmou ela.

https://www.facebook.com/watch/?v=620976758464723

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

‘Sol artificial’ da Coreia atinge tempo recorde a 100 milhões de graus


O sol artificial coreano, chamado de KSTAR, bateu seu próprio recorde ao conseguir manter uma temperatura de 100 milhões de…


O sol artificial coreano, chamado de KSTAR, bateu seu próprio recorde ao conseguir manter uma temperatura de 100 milhões de…

Geral

Ciclista morre após cair de ponte em Limeira, no interior de São Paulo


Uma ciclista, de 39 anos, morreu após cair de uma ponte no interior de São Paulo, neste domingo, 28. De…


Uma ciclista, de 39 anos, morreu após cair de uma ponte no interior de São Paulo, neste domingo, 28. De…

Geral

Museu do Ipiranga atinge a marca de 1 milhão de visitantes desde reinauguração; veja atrações


Depois de um ano e meio da reinauguração, o Museu do Ipiranga, em São Paulo, atingiu nos últimos dias a…


Depois de um ano e meio da reinauguração, o Museu do Ipiranga, em São Paulo, atingiu nos últimos dias a…