Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

04 de maio de 2024

Facebook tem cerca de 120 milhões de usuários no Brasil


Por Alexandra Staudt / Marketing e Varejo Publicado 11/03/2020 às 18h00 Atualizado 23/02/2023 às 19h17
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A informação referente à rede social é da Folha de São Paulo e costuma empolgar empresários em todo o território nacional. Democráticas, as redes sociais – facebook, instagram, tick tok, whatsapp…- dão voz e vez a qualquer pessoa que seja capaz de “criar uma conta”. Com layout extremamente intuitivo, qualquer pessoa com acesso à internet, seja por desktop ou mobile consegue criar e alimentar uma conta comercial e fazer seus próprios anúncios.

Resolvido, vou criar uma conta na rede social e vou vender muito por lá, certo?

Bem, talvez…

O fato é que saber usar a rede, não significa, necessariamente, que você ou seu estagiário (sem desmerecer estagiários, o estágio é um meio importante à entrada no mercado de trabalho, porém, o serve para a construção conjunta de conhecimento, e colocar a comunicação da sua empresa nas mãos de quem está ali para aprender e desenvolver seu potencial sob orientação é jogar sobre suas costas uma responsabilidade demasiado grande e que não é dele) sejam as pessoas ideais para fazê-lo. Como também não significa que a rede social vai salvar seu faturamento só porque é gratuita.

Veja, apesar de a rede ser gratuita e proporcionar voz e vez de forma extremamente democrática, não é tão simples obter resultados através dela, afinal, você precisa se destacar entre 120 milhões de usuários. Trabalhar em redes sociais requer muito conhecimento acerca do seu público-alvo, desenvolvimento de conteúdo adequado e voltado para ele e sim, INVESTIMENTO. Ah, mas a internet é o futuro e as outras mídias estão defasadas. Será?

Bem, o que se ouve de mais comum em reuniões de planejamento de mídia com empresários é: NÃO ACREDITO NESSA MÍDIA! E esse comentário invariavelmente se segue por justificativas do tipo:

Eu nem vejo esse programa;
Fiz outdoor outro dia, meus amigos não viram;
Anunciei na revista X e nenhum cliente me disse que comprou porque viu o anúncio;
Rádio está ultrapassado, as pessoas ouvem online;
SMS não me convence, eu nem abro…
Vamos fazer rede social que é mais barato…

Bem, vamos fazer perguntas:

Quantos dos seus amigos, aqueles que não vêem seus anúncios são realmente seu clientes?
Você tem o perfil do seu público? Exemplo, se você vende materiais de construção e não trabalha na construção civil, não faz sentido anunciar para si mesmo, vale?
Quantos anúncios você vê todos os dias e de quantos você se lembra quando decide uma compra, mesmo tendo sido impactado por eles?

ONDE ESTÃO AS PESSOAS QUE COMPRARÍAM O SEU PRODUTO? O QUE ELAS FAZEM? DO QUE ELAS GOSTAM? POR QUE ELAS SERIAM SUAS CLIENTES?
E A GRANDE DÚVIDA: ELES ESTÃO NAS REDES SOCIAIS?

Não quero aqui te convencer a optar por outros meios ao invés das redes sociais, seja facebook ou qualquer uma delas, apenas deixar claro que existem muitas mídias disponíveis no mercado, e se elas estão ali, certamente impactam um número excelente de pessoas, o que você precisa avaliar é se essas mídias são as ideais para o seu negócio, as que vão impactar o seu público-alvo.

É claro que não se pode ignorar o meio digital e que as redes sociais, afinal, elas dão visibilidade, credibilidade, acesso facilitado ao público… E como diz a máxima: Quem não é visto não e lembrado! Mas como qualquer mídia, as digitais precisam ser exploradas com foco e profissionalismo, com linguagem adequada ao público-alvo e layout atrativo.

A dica do dia é: se você calcular quanto seu negócio perde com uma mídia equivocada e quanto sua empresa deixa de ganhar ao tentar o “DIY das mídias” em detrimento a um bom profissional, certamente entenderá, com números e clareza, qual o melhor caminho para sua empresa.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Ministros voltam a Porto Alegre e governo faz reunião para atualizar ações de socorro ao RS


Os ministros Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social) e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) voltaram no sábado, 4, a…


Os ministros Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social) e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) voltaram no sábado, 4, a…

Geral

CNseg pede que associadas adiem prazo de vencimento de boletos de seguros por chuvas no RS


Em meio às fortes chuvas no Rio Grande do Sul, a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) recomenda às suas associadas…


Em meio às fortes chuvas no Rio Grande do Sul, a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) recomenda às suas associadas…

Geral

Feira Preta cresce, muda de data e migra para o Parque Ibirapuera; veja programação


Em 20 anos, a Feira Preta deixou de ser um brechó na Vila Madalena, cresceu, ampliou seu foco inicial –…


Em 20 anos, a Feira Preta deixou de ser um brechó na Vila Madalena, cresceu, ampliou seu foco inicial –…