Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

29 de abril de 2024

Noite de estreia


Por Favor Rebobinar Publicado 11/12/2018 às 12h50 Atualizado 19/02/2023 às 07h56
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Em todos estes anos de cinefilia, batendo cartão em fóruns de internet e frequentando mostras ou festivais Brasil afora, é curioso como a gente conhece amantes do cinema com perfis bem diferentes.

Têm aqueles que não gostam de nada (“cinema virou um subproduto da indústria”); têm os mais radicais (“não fala mal do meu Godard!”); os que sempre procuram referência no passado (“nossa, muito bergmaniano isso”); têm muitos que se pautam pelos prêmios recebidos por filme X em Cannes ou no Oscar; têm ainda aqueles que só assistem produções contemporâneas – e quando vêem alguma similaridade em um clássico ousam chamar de “clichê”. Têm os defensores; os que tentam te convencer do contrário; aqueles que refutam sua opinião, mas também encontramos pessoas mais flexíveis e interessadas em uma visão divergente.

Há cinéfilos de todos os tipos: uns mais chatos e outros que saímos um pouco mais sabidos de uma simples conversa. Diante destas personas tão díspares, é muito interessante fazer uma autoanálise e tentar perceber qual é a mensagem, enquanto alguém que gosta de cinema, que eu passo adiante. Claro que cada receptor recebe a “transmissão” de uma forma singular, mas é um exercício de reflexão parar por um momento e pensar nas “intenções” da própria fala, dos próprios textos.

Trago essa questão porque estou inaugurando a coluna “Favor Rebobinar”, aqui no portal GMC Online. E só vocês, leitores, podem me dar esse feedback, e será muita satisfação poder trocar ideia com vocês no campo de comentários ou por e-mail mesmo, como preferirem (ambos abaixo). Por enquanto, como estamos na fase das apresentações, aqui vai uma breve:

Elton Telles, 28 anos, moro em Maringá há 14. Formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, já passei pela redação de veículos impresso e digital, rádio e assessoria de imprensa. Gosto de cinema desde que me entendo por gente e já editei outros blogs e colunas sobre o tema. Atualmente, coapresento o programa Cine CBN. Para ouvir, basta clicar aqui.

A escolha do título da primeira postagem desta coluna não foi em vão. “Noite de Estreia” também é uma das obras-primas assinadas por John Cassavetes, cineasta responsável por introduzir uma roupagem à cinematografia norte-americana de poucos recursos e por quem nutro grande admiração. Aqui nesta coluna, pretendo abranger as várias esferas que compõem o cinema: do filme autoral até o blockbuster, comentar aspectos técnicos, percepções particulares, análise dos filmes, cobertura de eventos, devaneios, etc.

Sejam bem-vindos e fiquem à vontade!

Mas desligue o celular e tire o pé da poltrona da frente, aqui não é a casa de ninguém, não.

E-mail para contato: elton.telles8@gmail.com

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Câmara tem 5 novos projetos sobre pets em avião; outras propostas estão engavetadas há 3 anos


Cinco novos projetos de lei para regulamentar o transporte de animais de estimação por aeronaves foram apresentados na Câmara dos…


Cinco novos projetos de lei para regulamentar o transporte de animais de estimação por aeronaves foram apresentados na Câmara dos…

Geral

Morte do cão Joca: manifestantes protestam em aeroportos do país


Donos de cachorros e ONGs de defesa dos animais realizaram neste domingo, 28, protestos simultâneos em vários estados em memória…


Donos de cachorros e ONGs de defesa dos animais realizaram neste domingo, 28, protestos simultâneos em vários estados em memória…

Geral

Planos de saúde coletivo terão aumento de 14% em terceiro ano de alta; veja as maiores taxas


Os planos de saúde coletivos terão reajuste de dois dígitos neste ano, de acordo com relatório da XP Investimentos com…


Os planos de saúde coletivos terão reajuste de dois dígitos neste ano, de acordo com relatório da XP Investimentos com…