Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

06 de maio de 2024

Primeira coluna de fevereiro


Por Zona Livre Publicado 04/02/2020 às 14h00 Atualizado 23/02/2023 às 22h44
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A primeira hora da verdade
Os pré-candidatos a prefeito estão diante da primeira hora da verdade do ano eleitoral. Hora de definir partidos e alinhavar alianças.

Muita coisa em aberto
Como escrevemos na semana passada, ao contrário do que deveria ser, há muitas indefinições em relação a partidos. Muitos ainda não definiram seu comando local e por consequência, seus candidatos ou apoio eleitoral.

Região
Na região também ocorre esta dança das cadeiras de partidos. Pré-candidatos procuram viabilizar apoios e partidos.

Convites e promessas
Vários partidos têm convites para filiações e alguns inclusive esperam este novos filiados. Enquanto, isto, permanecem sem comando e com pouca articulação política local. Decisões só aquelas que virão “de cima”.

As filiações
Faltam 62 dias para o prazo final de filiações para aqueles que querem ser candidatos a prefeito e a vereador.

Partido Verde
O deputado estadual Soldado Adriano José vai assumir a presidência do PV, em Maringá. Ele também vai coordenar a formação do partido na região.

Saúde
O deputado federal Sargento Fahur deu um susto nos amigos e familiares ao enfrentar problemas cardíacos. Ele ainda não está totalmente recuperado.

De volta às sessões
Vereadores, deputados estaduais, federais e senadores iniciam esta semana o período legislativo de 2020.
São muitos os assuntos importantes aguardando discussões e votações.

Pendências
Em Maringá o ano terminou com muitas pendências para votar. Uma delas é a inclusão de cerca de 900 celetistas como estatutários.

A espera
Entramos na segunda semana após o assassinato brutal de Maria Gloria. Familiares, amigos e a comunidade de Maringá e região aguardam, com dor, revolta e ansiedade, o esclarecimento do crime e a prisão do autor (ou autores).

Manifestações
No sábado aconteceu uma grande manifestação, na Praça Renato Celidônio. Mais de 6 mil pessoas compareceram, protestando contra a violência e exigindo o fim dos assassinatos cada vez mais comuns de mulheres.
Aconteceram manifestações em outras cidades do país e estão marcados atos públicos em várias capitais brasileiras e inclusive em cidades de outros países.

Empenho
Muita gente está se empenhando para que crime seja elucidado. A polícia trabalha no caso, intensamente. Há apoio de advogados. Deputados estaduais estão em contato com o governador Carlos Massa Ratinho Junior, que está acompanhando cada passo das investigações.

Comissões
Os vereadores votaram ontem para escolher as novas comissões permanentes.
Constituição e Justiça (CCJ): Flávio Mantovani vai presidir, com Jean Marques de vice e Sidnei Telles como membro.
Finanças e Orçamento (CFO) será presidida por Carlos Mariucci, com Gentil de vice e Barris como membro.
Políticas Gerais (CPG) terá Alex Chaves como presidente, Niero como vice e Bravin como membro.

Celetistas
Ontem a CFO foi convocada para a primeira reunião do ano. Na pauta o projeto de transmutação de celetistas.

LAURO BARBOSA
Morreu no último dia 31 de janeiro, aos 62 anos, Lauro Barbosa. Ele mantinha um blog e mesmo quando morou em Londres, durante alguns anos, se manteve conectado a Maringá.
Trabalhou no rádio e participou do programa Cidade Aberta, ao lado de Álvaro Fernandes. Pelo estilo do “seu” Álvaro, o programa marcou época.
Cordial e sempre atento à política, deixa um legado de participação e opinião na cidade que ele amava.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Bradesco anuncia medidas de emergência para clientes no Rio Grande do Sul


O Bradesco vai oferecer condições especiais em renegociações de dívidas aos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Elas…


O Bradesco vai oferecer condições especiais em renegociações de dívidas aos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Elas…

Geral

Governo federal reconhece estado de calamidade pública em 336 municípios no RS


A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional editou nova portaria, publicada…


A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional editou nova portaria, publicada…

Geral

STJ suspende prazos processuais envolvendo o RS em razão da calamidade pública


O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu suspender prazos processuais envolvendo o Rio Grande do Sul, em razão do estado…


O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu suspender prazos processuais envolvendo o Rio Grande do Sul, em razão do estado…