Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

27 de abril de 2024

Norma para calçadas será modificada


Por Zona Livre Publicado 27/02/2019 às 15h57 Atualizado 20/02/2023 às 08h36
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Calçadas muito a mudar e muito mais a fazer

‘O Assunto é Política’, quarta-feira, 27 de fevereiro, CBN Maringá

NORMA DAS CALÇADAS VAI MUDAR DEPOIS DA AUDIÊNCIA PÚBLICA
Aconteceu ontem à noite, na Câmara Municipal, audiência pública para debate sobre a Lei Complementar 1135/2018, que altera a Norma Regulamentadora Municipal U-20001.
Pessoas interessadas compareceram e opinaram. A iniciativa da reunião foi do primeiro Secretário da Câmara, o vereador Sidnei Telles. Os vereadores Belino Bravin e Jean Marques participaram da audiência, além de Gilberto Purpur, secretário da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob); Rafael Olívio de Alécio, diretor da Seplan; Gilberto Delgado, presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Maringá; Marina Capelazo Miguel, engenheira civil do setor de Fiscalização, e Bruna Barroca, da Seplan.
A partir de observações e opiniões na audiência será mudada a norma.
Muito boa a iniciativa do vereador Sidnei Telles e importante as participações dos vereadores Jean Marques e Bravin, bem como do secretário Gilberto Purpur e diretores de diversas secretarias.
Pelo que percebi a audiência foi bem organizada e produtiva.

FAÇA O QUE EU DIGO, MAS NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO
Com relação às calçadas, uma observação. O município, através da administração municipal, cobra dos contribuintes, dos cidadãos, sob pena de autuações e multas, calçadas de acordo com a norma estabelecida em lei. No entanto, possui muitos terrenos, datas e áreas sem calçadas. Esta situação contraditória, de fato, é revoltante.

PRESTAÇÕES DE CONTAS NO ESTADO E EM MARINGÁ
Acontecem nesta quarta-feira as prestações de contas das finanças do terceiro quadrimestre do Estado do Paraná e do município de Maringá.
As audiências estão cercadas de curiosidade porque se referem ao encerramento do exercício de 2018.
Durante a semana vamos trazer informações para os ouvintes e internautas.
Alguns ouvintes me pediram algumas informações específicas sobre contas públicas e leis. Retornarei.

A PRESTAÇÃO DE CONTAS DE 2017
No ano passado a prestação de contas do terceiro quadrimestre aconteceu no dia 28 de fevereiro, dois dias depois do começo da coluna ‘O Assunto é Política’.
Foi um dos temas que mais detalhamos no começo de 2018. Ficou claro que em 2017 as despesas cresceram mais do que as receitas, o volume de investimentos ficou muito abaixo do que estava previsto no orçamento (cerca de 33% apenas) e as despesas com folha de pagamento ultrapassaram os 49%, o limite de alerta.
Só relembrando, o limite prudencial é de 51,3% e o limite máximo permitido é de 54% do total dos gastos com pessoal em relação às receitas correntes líquidas.
Hoje saberemos como foi o ano de 2018 em relação a receitas e despesas, obras e outros investimentos e gastos com pessoal.

PREFEITURA DE SARANDI SUSPENDE TRANSPORTE DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
A prefeitura de Sarandi suspendeu o transporte para cerca de 250 universitários que estudam em Maringá, Mandaguari e outros municípios próximos.
A alegação é que o Ministério Público determinou o fim do transporte. Na prática, o Ministério Público notificou a administração, solicitando solução para as filas na educação básica
Cabe ao prefeito Walter Volpato e à sua equipe adequar o transporte, cumprir a legislação.
Há uma lei em Sarandi que estabelece esse transporte.
Na sessão desta semana o vereador Cido Polícia chamou o fim do transporte de descaso com os estudantes e informou que o prefeito encaminhou mensagem à Câmara para a revogação da lei.
Muitos municípios da região (acredito que todos), realizam transporte para estudantes universitários. São diversas formas legais possíveis, basta haver o cumprimento de exigências legais, tanto por parte dos estudantes quanto da prefeitura.
Acredito que o vereador Nildão, presidente da Câmara Municipal de Sarandi, vai se empenhar para ajudar os estudantes. Sem dúvida com a intermediação da Câmara é possível encontrar uma solução para este problema. Isto é muito importante.

IPTU E RETALIAÇÕES?
No final do ano os vereadores de Sarandi não aprovaram a atualização da planta genérica de valores dos imóveis. A prefeitura havia mandado projeto com aumento dos valores e um plano para aplicação em etapas deste aumento, de dois em dois, até chegar ao máximo.
O impacto no primeiro ano era, de fato, salgado. Dobraria o IPTU, em Sarandi.
Sarandi tem 10 vereadores, com subsídio (salário) de R$ 9.090,44 – segundo o Portal da Transparência.
Em Maringá o subsídio é de R$ 8.854,63 – valor também verificado no Portal da Transparência.

Como o projeto de reajuste do IPTU não passou na Câmara, várias medidas foram adotadas pelo Executivo, com o argumento de que faltam recursos.
Houve inclusive o remanejamento de local de trabalho de dois vereadores que são servidores públicos.
Não foi renovado o convênio com uma entidade assistencial de Sarandi, responsável pelo atendimento a 130 crianças.

 

https://www.facebook.com/radiocbnmaringa/videos/1145693475610434/

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Caso de jovem morto após deixar sauna gay em SP é investigado pela Polícia Civil


Um homem de 23 anos morreu em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em São Paulo após ser resgatado, sem…


Um homem de 23 anos morreu em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em São Paulo após ser resgatado, sem…