Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

28 de abril de 2024

Jovens, partidos, Procon e Sanepar


Por Zona Livre Publicado 22/05/2019 às 20h07 Atualizado 22/02/2023 às 13h19
 Tempo de leitura estimado: 00:00
https://www.facebook.com/radiocbnmaringa/videos/803603233356707/

Jovens, partidos, Procon e tarifa da Sanepar
22 de maio.
Hoje é aniversário da elevação de Leiria, cidade irmã de Maringá, a cidade. Isto aconteceu em 1545, portanto a 474 anos.
Muito extensa a história de Leiria, desde o século V. Com certeza, também, pouco conhecida da maioria dos maringaenses.

PROCON
Ontem surgiu uma informação de que o diretor do Procon de Maringá, João Luiz Regiani deixaria o comando do órgão.
O ruído esteve ligado a episódio relacionado à sua nomeação. Naquele momento, o vereador Mario Verri (PT) usou a tribuna e disse que Regiani havia perseguido servidores em gestão anterior.
Abalado, Regiani interpelou o vereador para que ele provasse a afirmação.
Ocorre que a notificação vereador levou mais de três meses. E como ela ocorreu na semana passada, se criou um impasse. Mas o assunto se encaminha para uma conciliação, o que é positivo para todos.
João Luiz Regiani vem fazendo um bom trabalho a frente do Procon, é dedicado e conhece a área, pode contribuir com muita qualidade para a equipe da Prefeitura.

DEPUTADO HOMERO MARCHESE ENTREGA ESTUDO SOBRE TARIFA DA SANEPAR AO TRIBUNAL DE CONTAS
Ontem, na sessão da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Homero Marchese apresentou dados de estudo técnico realizado pela sua equipe com relação à tarifa de água e esgoto da Sanepar. Foram encontradas falhas, redundâncias, que corrigidas levam a redução do percentual de aumento proposto pela SANEPAR neste ano.
Uma segunda ação do deputado, com a sua equipe, envolve a análise da política tarifária da água no Estado, que, na prática, foi fixada pela própria Sanepar e garante à empresa excelentes resultados e à população aumentos anuais muito elevados.
Ao final da coluna publicamos o texto completo que recebemos da assessoria do deputado Homero Marchese.

JOVENS NA POLÍTICA
Estamos acompanhando os jovens na política. Marcos Costa, presidente da SIEP, se apresenta, neste momento, como o mais jovem possível candidato a prefeito na eleição ano que vem, pela Democracia Cristã. Sobre ele, um detalhe:
Para a Câmara Municipal, há um outro jovem, Eduardo Lanza, que se filiou na semana passada ao PROS e que estuda a possibilidade de uma candidatura. Ele tem 21 anos, é bastante ativo nas redes sociais. No ano passado ele protocolou duas denúncias, no Ministério Público do Paraná e no Ministério Público Eleitoral pedido investigação de denúncias feitas pelo assessor da administração, Marcos Meger.
Outro jovem, Luiz Neto, filiado do PV, com 19 anos, conselheiro municipal da Juventude, trabalha a sua pré-candidatura à Câmara Municipal. Ele foi vereador jovem, há dois anos, e se destacou. São jovens que tem chamado a atenção.

PARTIDO VERDE – PV 43
Tem circulado informações de que o deputado estadual do PV, Adriano José, que foi candidato como Soldado Adriano, pretende viabilizar a sua candidatura a prefeito.
Em conversas públicas e sem pedir sigilo, o vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora, presidente sub judice da executiva municipal do MDB, tem afirmado que o PV, partido pelo qual se elegeu na chapa com Ulisses Maia (PDT), em 2016, deverá ter como presidente o vereador Professor Niero.
Fica, portanto, a dúvida sobre para onde irá o comando do PV, no município. Se ficará com o deputado estadual Adriano José ou será presidido pelo vereador Professor Niero. No primeiro caso, com uma proposta de candidatura a prefeito, no segundo de apoio ao projeto de reeleição do prefeito e vice-prefeito de Maringá.

PARTIDO SOCIAL LIBERAL – PSL 17
O PSL é presidido, em Maringá, pelo deputado estadual Do Carmo. O partido deverá ter candidato a prefeito e o deputado é um pré-candidato natural do partido.
Na Páscoa, ele coordenou um evento público e popular de entrega de ovos de chocolate, com a participação do vereador Belino Bravin (Progressistas) e do seu filho Leandro Bravin, que foi candidato a deputado federal pelo PV, na eleição 2018.
Bravin, vereador pelo sétimo mandato, terceiro mais votado em 2016, com 4.892 votos (o primeiro foi Homero Marchese – PV, hoje no PROS, com 6.573 votos, e o segundo Flavio Mantovani – PPS, com 5.971 votos) recebeu na semana passada um comunicado do seu partido (Progressistas) de que está liberado para deixar a sigla, pois não terá vaga para disputar uma cadeira na Câmara, no ano que vem.
Ocorre que o plano de Bravin parece mesmo ser candidato a vice-prefeito, em 2020, abrindo caminho para que o seu filho, Leandro Bravin, seja candidato a vereador.
A família Bravin precisa agora encontrar um partido, já que o PV, que poderia ser presidido por Leandro, parece que terá outra direção e outro projeto político em Maringá.

PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA – PDT 12
O PDT é o partido prefeito Ulisses Maia. Ele apoiou Carlos Massa Ratinho Junior para governador, pelo PSD. Recebeu do governador, ainda em campanha, convite para assumir o comando do Partido Social Democrático (PSD), convite reiterado recentemente.
O prefeito de Maringá ainda não decidiu se deixará o PDT.
O PDT também poderá ser o destino do deputado estadual Dr. Batista, hoje no PMN. O seu partido não alcançou a cláusula de barreira e estuda uma fusão ou outro projeto. Detalhe: Na Assembleia Legislativa do Paraná o PMN forma um bloco partidário com o PDT. Já existe um trabalho conjunto entre os deputados dos dois partidos.
O PDT tem diretório constituído em Maringá. Neste momento, mesmo que o prefeito saísse do partido, o diretório continuaria com seu mandato vigor. Uma dissolução seria difícil, a não ser por acordo e renúncia da executiva e seus membros, ou outro fato novo que pode surgir.
O PDT em Maringá é presidido por César Augusto de França, que é o secretário de Recursos Humanos da Prefeitura de Maringá.

MDB
A situação do PDT guarda semelhanças com o a do MDB, em Maringá. Ocorre que um diretório constituído dentro das normas estatutárias de um partido dificilmente pode ser dissolvido, salvo por acordo com os seus dirigentes e membros.
Se espera para as próximas semanas a decisão da justiça sobre o pedido liminar do diretório municipal à Justiça para sustar os efeitos da dissolução promovida pelo diretório estadual, com a garantia do mandato que vai até outubro deste ano.

REAJUSTE DA TARIFA DA SANEPAR – ESTUDO REVELA INCONSISTÊNCIAS
Estudo revela inconsistências no reajuste da Sanepar – Cálculo feito a partir da fórmula e dos indicadores apresentados pela companhia mostra que reajuste poderia ser de 5,58%; análise foi encaminhada ao TCE-PR
Um estudo realizado pela equipe técnica do deputado estadual Homero Marchese (PROS) revelou inconsistências no reajuste tarifário de 12,13% proposto pela Sanepar e referendado pela Agepar para a tarifa da água no Paraná.
A partir da fórmula e dos indicadores fornecidos pela própria Sanepar, a equipe encontrou incongruências no resultado. Uma recontagem chegou ao índice de 5,58% como mais apropriado para 2019. Neste cálculo, a equipe técnica eliminou o diferimento sobre os custos gerenciáveis da tarifa e os índices dos Fundos Municipais de Saneamento Básico e Abastecimento (FMSBA), utilizando os dados presentes nas demonstrações contábeis da empresa. O estudo estabeleceu ainda percentuais de 7,44%, 8,37%, 9,32% e 10,26% para o reajuste, dependendo dos parâmetros adotados. “Utilizamos as variáveis determinadas pela Sanepar e, em todos os casos, chegamos a números inferiores aos propostos pela empresa”, diz o deputado.
Suspensão – O estudo já foi enviado para o Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR), aos cuidados do conselheiro Fernando Guimarães, que determinou a suspensão temporária do reajuste da água. O próximo foco da equipe será a própria fórmula da tarifa. A princípio, o estudo questiona a própria legitimidade da Sanepar para a elaboração do cálculo. Em 2014, a empresa elaborou e encaminhou sua política tarifária ao ente regulador, na época o Instituto das Águas do Paraná, substituído na sequência pela Agepar.
“A elaboração dos critérios de revisão e reajuste tarifários pelo agente regulado não só designa captura do agente regulador, como, evidentemente, aponta para a adoção de viés mais favorável ao prestador do serviço”, diz a análise.
Outro questionamento diz respeito à reavaliação de ativos da companhia. De acordo com a equipe técnica de Homero, o processo, conduzido pela própria empresa e ratificado pela Agepar, resultou na autorização para aumento da tarifa em 25,63% (no prazo de oito anos), ainda que a companhia apresentasse excelente desempenho financeiro. Por fim, o estudo questiona a distribuição de dividendos para os acionistas na proporção de 50% do lucro líquido da empresa. “O número parece inaceitável ao se considerar que parte significativa do território do Estado do Paraná atendido pela empresa ainda não conta com a universalização do saneamento básico, e que a empresa opera com valores elevados para as condições financeiras da população. Suscita-se claramente eventual descumprimento aos princípios dos art. 37 e 200, IV, da Constituição Federal”, diz o estudo.

 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Morte do cão Joca: manifestantes protestam em aeroportos do país


Donos de cachorros e ONGs de defesa dos animais realizaram neste domingo, 28, protestos simultâneos em vários estados em memória…


Donos de cachorros e ONGs de defesa dos animais realizaram neste domingo, 28, protestos simultâneos em vários estados em memória…

Geral

Planos de saúde coletivo terão aumento de 14% em terceiro ano de alta; veja as maiores taxas


Os planos de saúde coletivos terão reajuste de dois dígitos neste ano, de acordo com relatório da XP Investimentos com…


Os planos de saúde coletivos terão reajuste de dois dígitos neste ano, de acordo com relatório da XP Investimentos com…

Geral

Mais de 370 cidades de SP são afetadas por onda de calor fora de época; veja regiões em alerta


Os últimos dias de abril e o início de maio vão continuar com altas temperaturas, com os termômetros podendo atingir…


Os últimos dias de abril e o início de maio vão continuar com altas temperaturas, com os termômetros podendo atingir…