Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

27 de abril de 2024

Secretaria de Saúde confirma primeiro caso de chikungunya em Maringá


Por Redação GMC Online Publicado 23/05/2019 às 18h02 Atualizado 22/02/2023 às 13h56
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, confirma o primeiro caso de chikungunya na cidade neste ano. De acordo com o boletim epidemiológico, uma mulher de 30 anos foi diagnosticada com o arbovírus nessa quarta-feira (22) e segue em tratamento.

O Boletim Epidemiológico da secretaria aponta outros 12 casos notificados da doença – seis em andamento e cinco descartados. O registro refere-se ao período de janeiro até hoje.

A doença é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti e os principais sintomas são febre alta e dores intensas nas articulações. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Não existe medicamento específico contra a febre de chikungunya, mas os sintomas podem ser aliviados com o uso de remédios para dor ou febre, prescritos pelo médico.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o vírus da chikungunya circula na cidade desde 2016. No ano passado, dos 22 casos notificados, dois importados não pertencentes ao município foram confirmados. Em 2017, a secretaria registrou 66 casos notificados. Desses, três foram confirmados e 63 descartados.

Alerta

A secretaria faz o alerta para que a população faça sua parte no combate ao mosquito Aedes aegypti, reparando no próprio quintal, evitando recipientes que possam acumular água. “É importante que a população colabore com ações de prevenção para eliminar criadouros, mantendo o quintal sempre limpo. O uso de repelentes também colaboram para a proteção contra o mosquito”, disse a gerente da Vigilância Epidemiológica, Jussara Titato.

LIRA
No início do mês de maio, a Secretaria de Saúde divulgou o segundo Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (Lira). O Índice Geral de Infestação Predial do Município de Maringá (IIP) apontou médio risco com 1,4% de infestação do transmissor da dengue (período de pesquisa de 22 a 27 de abril). Os resultados da pesquisa são de acordo com a região próxima das 34 Unidades Básicas de Saúde. O número é inferior ao 1º LIRA divulgado em janeiro, quando o IIP registrou 4,2%, maior que a média considerada para alerta de 3,9%.

Segundo a pesquisa, com 48,60% os principais criadouros do mosquito são encontrados em lixos intra domiciliares. Em segundo, barris e tinas (22,30%), na sequência vasos de plantas (20,30%), pneus (3,40%), depósitos fixos e naturais (3,40%), e caixas d′água com 2%. No mês passado, dois óbitos por dengue tipo 2 foram registrados na cidade.

Zika, chikungunya e dengue: entenda as diferenças

Por assessoria de imprensa da Prefeitura de Maringá

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação