Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

27 de abril de 2024

Estatuto da Guarda Municipal é sancionado em Maringá


Por Carina Bernardino/CBN Maringá Publicado 05/06/2019 às 14h24 Atualizado 22/02/2023 às 17h55
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Foi sancionado na manhã desta quarta-feira (5) o Estatuto da Guarda Municipal e Patrimonial de Maringá. O evento ocorreu na sede da Secretaria de Segurança Pública. A elaboração do documento começou em março de 2017, pela Prefeitura de Maringá e com o apoio da Câmara Municipal e do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg).

De acordo com o secretário de Segurança, Antônio dos Anjos Padilha, o Estatuto normatiza atividades dos guardas que são reivindicações antigas. “Representa, depois de 12 anos de existência da Guarda Municipal de Maringá, 

O principal artigo do Estatuto é o que autoriza o porte de arma de fogo, que agora pode ser solicitado à Polícia Federal. A previsão é que em agosto um grupo de guardas já esteja trabalhando armado, explica o comandante da GM, Osmar Machado.

A nova turma com 30 guardas que vão cumprir 254 horas/aulas iniciou nesta semana. O curso deve terminar em agosto e está sendo realizado na sede da Guarda Municipal. O treinamento dos novos guardas segue padrão da primeira turma, com instrutores da Polícia Militar que cumprem cronograma de aulas teóricas e práticas. Para o prefeito Ulisses Maia, o Estatuto da Guarda é modelo para o Brasil. Ele comemora o cumprimento de mais uma proposta de campanha.

De acordo com a prefeitura de Maringá, o investimento na estrutura da Guarda Municipal desde 2017, quando a secretária de Segurança Pública foi criada, passa de R$ 4 milhões.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação