Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

28 de abril de 2024

Brasil: dividido em mesa rasa


Por Gilson Aguiar Publicado 19/07/2019 às 12h45 Atualizado 23/02/2023 às 13h35
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O país está dividido? Estamos diante de um antagonismo de ideias que ameaçam a unidade nacional? Por que os debates estão tão calorosos no país ultimamente?
Para todas estas questões há respostas e elas não são afirmativas e necessitam de uma reflexão mais profunda. O que neste país tem sido algo raro. Se aborta a história e o contexto com uma facilidade incrível.

Quando falo de aborto da história e da contextualização, estou me referindo que não estamos nesta condição por acaso. Não vivemos o que estamos vivendo por um “desastre da natureza”. O que acontece com o país é uma construção que se fez com decisões que não se resumem em um curto espaço de tempo.

O curto espaço de tempo, vale lembrar, não são os últimos 20 ou 30 anos, são séculos. Esta história de viver o hoje me cansa por isso. Há uma desconsideração com nossa origem formadora. Temos heranças. Como historiador considero uma barbárie o que estão fazendo com a discussão do presente.

O país não está dividido. Se há uma divisão ela é de uma superficialidade no seu debate. A discussão dos problemas nacionais merece mais respeito do que está se dando. Se busca culpados no lugar errado. Dizer que a corrupção começou com o governo “X” ou “Y” é um exemplo. O aproveitamento dos recursos públicos para interesse próprio é antigo. Remonta nossa formação. Se fosse algo específico de um governo, não teríamos tantos interessados em entrar na vida pública.

A grande maioria dos homens públicos enriquecem ingressando na política e sendo bem-sucedidos em sua intenção. O Estado, no Brasil, é o maior sócio para o sucesso de empreendimentos. Seja fornecendo capital ou isentando, subsidiando ou não tratando todos da mesma forma. Muitas empresas só conseguiram o sucesso que tem graças ao Estado. Por isso, homens públicos são ajudados e ajudam de forma ilícita seus sócios.

Não acredito também que estamos em um antagonismo de ideias. Na prática, poucos estão habilitados para discutir de forma profunda um projeto para o país. Conhecer do que se fala com razão lógica é algo raro. Parte considerável dos mesmos eleitores que colocaram Lula e sua turma no poder também votaram em Bolsonaro. Mudaram querendo a mesma coisa. O poder em si não explica o que se quer com ele. Onde falta conhecimento ideológico e lógico por parte da população, qualquer discussão é burra. Não estamos divididos e sim unidos pela ignorância.

Os extremismos das posições são constantes. E não se trata de uma visão diferente de um mesmo problema, na maioria dos casos. O que se tem é a confusão entre a crença cega e o entendimento lógico. Não é uma posição radical de mudança diante da força do opositor. O que se tem é uma limitação das partes que por terem pouco repertório em seus argumentos radicalizam e gritam para não ouvir o outro. Se fazer valer a força e sem razão. “Uma violência doméstica na política”.

Por isso, como diz Platão, um dos pais da filosofia ocidental, “não há o que temer quando uma criança tem medo do escuro e sim quando um adulto teme a luz do dia”. Se temos algo com nos preocupar é a ignorância generalizada. Alex de Tocqueville, ao analisar a democracia norte-americana, já apontava para os riscos de uma democracia em que a mediocridade tem a maioria dos votos. Pior é quando os líderes escolhidos acompanham o nível intelectual da massa que governam.

 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Morte do cão Joca: manifestantes protestam em aeroportos do país


Donos de cachorros e ONGs de defesa dos animais realizaram neste domingo, 28, protestos simultâneos em vários estados em memória…


Donos de cachorros e ONGs de defesa dos animais realizaram neste domingo, 28, protestos simultâneos em vários estados em memória…

Geral

Planos de saúde coletivo terão aumento de 14% em terceiro ano de alta; veja as maiores taxas


Os planos de saúde coletivos terão reajuste de dois dígitos neste ano, de acordo com relatório da XP Investimentos com…


Os planos de saúde coletivos terão reajuste de dois dígitos neste ano, de acordo com relatório da XP Investimentos com…

Geral

Mais de 370 cidades de SP são afetadas por onda de calor fora de época; veja regiões em alerta


Os últimos dias de abril e o início de maio vão continuar com altas temperaturas, com os termômetros podendo atingir…


Os últimos dias de abril e o início de maio vão continuar com altas temperaturas, com os termômetros podendo atingir…