Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

29 de abril de 2024

Montanhas de Berman


Por Rafael Donadio / Coluna "Ao pé duvido" Publicado 02/08/2019 às 17h00 Atualizado 23/02/2023 às 18h07
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Depois de dez anos longe dos estúdios e dos palcos, David Berman está de volta como Purple Mountains. A filosofia Nova Abertura parece ser a mesma. Como declarou para Alexandre Matias, em entrevista de 2007, para o Trabalho Sujo: “(Nova Abertura) é um nome de mentira para uma iniciativa real: a rejeição da ironia como uma estratégia artística. A ideia é simples: diga o que você quer, queira o que você diz.”

A voz grave, o rock desajustado, simples e com letras diretas ainda permanecem. As 12 faixas de “Purple Mountais”, lançado em 12 de julho, soam familiar aos ouvidos de muita gente que passou o fim dos anos 1990 embalada por New Orleans, Smith & Jones Forever, Random Rules, Send in the Clouds e tantas outras canções do Silver Jews.

O período de Berman longe das atividades musicais foram dedicados a leitura e a literatura, algo que ele descreveu como um “sonho de infância”. Neste meio tempo, o compositor brigou contra o vício por drogas, dedicou-se ao judaísmo e à música country e enfrentou uma batalha de praticamente dez anos contra a depressão. Além da dor da separação de Cassie Berman, parceira de vida e de banda com quem esteve envolvido por quase 20 anos.

Todo esse tempo está refletido nas letras do novo álbum, quase como um descarrego do período que atravessou. O disco foi gravado durante cinco anos e contou com o grupo Woods (Jeremy Earl, Jarvis Taveniere, Kyle Forester e Aaron Neveu) como banda de apoio. A produção ficou por conta de Jeremy Earl e Jarvis Taveniere.

Mas apesar das dificuldades e das experiências relatadas em todo o trabalho, Berman e a banda Woods mantiveram um clima descompromissado e até mesmo animado, dentro dos padrões do característico trabalho do músico norte-americano. Snow is Falling in Manhattan e Nights That Won´t Happen são as únicas canções que baixam a guarda e transparecem a tristeza e amargura que circundam o álbum.

Com um título autoexplicativo, That’s Just The Way That I Feel (Esse é apenas o jeito que eu me sinto, em tradução livre), a primeira faixa do disco já demonstra que as outras onze faixas não vão nos levar para o buraco e nos enterrar lá dentro. O piano pode, inclusive, fazer o quadril remexer, embalado em uma música que remete aos primeiros trabalhos solos de Adam Green (ex-The Moldy Peaches).

Assim permanece, na influência do country e na inconfundível sonoridade de David Berman, com músicas recheadas de guitarras, sintetizadores, gaitas, coros, órgãos, pianos e trompetes. Já nasceu como um clássico disco do rock alternativo.

Foto de capa: divulgação

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Câmara tem 5 novos projetos sobre pets em avião; outras propostas estão engavetadas há 3 anos


Cinco novos projetos de lei para regulamentar o transporte de animais de estimação por aeronaves foram apresentados na Câmara dos…


Cinco novos projetos de lei para regulamentar o transporte de animais de estimação por aeronaves foram apresentados na Câmara dos…

Geral

Morte do cão Joca: manifestantes protestam em aeroportos do país


Donos de cachorros e ONGs de defesa dos animais realizaram neste domingo, 28, protestos simultâneos em vários estados em memória…


Donos de cachorros e ONGs de defesa dos animais realizaram neste domingo, 28, protestos simultâneos em vários estados em memória…

Geral

Planos de saúde coletivo terão aumento de 14% em terceiro ano de alta; veja as maiores taxas


Os planos de saúde coletivos terão reajuste de dois dígitos neste ano, de acordo com relatório da XP Investimentos com…


Os planos de saúde coletivos terão reajuste de dois dígitos neste ano, de acordo com relatório da XP Investimentos com…