Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

27 de abril de 2024

Polícia Federal cumpre mandados em Umuarama, Pérola e Tapejara


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 06/08/2019 às 11h50 Atualizado 23/02/2023 às 19h02
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Polícia Federal desencadeou na manhã desta terça-feira (6) a Operação Crqavada no Paraná e em outros seis estados. 180 policiais cumprem 55 mandados de busca e apreensão e 30 de prisão em 11 cidades do Paraná, sete de São Paulo, além de cidades em Mato Grosso do Sul, Acre, Roraima, Pernambuco e Minas Gerais.

A Operação Cravada tem apoio do Ministério Público do Paraná, Gaeco, Polícia Militar e Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo, além do Departamento Penitenciário Federal. 

Dos 30 mandados de prisão, 8 serão cumpridos em presídios, sendo três em São Paulo, um em Mato Grosso do Sul e quatro no Paraná. Segundo as investigações, existe um núcleo financeiro de uma facção criminosa que tem base na Penitenciária Estadual de Piraquara, aqui no Paraná.

Esse núcleo recolhia e gerenciava ‘contribuições’ para a facção que vinham de todas as partes do país. Nas contas utilizadas pelos criminosos, os policiais verificaram a circulação de aproximadamente R$ 1 mi por mês. Os pagamentos chamados de ‘rifas’ eram feitos de maneira que dificultassem o rastreamento. Foram bloqueadas 400 contas suspeitas em todo o país. O dinheiro arrecadado para a facção comprava armas e drogas, além de financiar o transporte e a estadia de familiares da facção em locais próximos a presídios.

A operação deflagrada hoje, que recebeu o nome de uma jogada de xadrez em que uma peça fica ‘cravada’ porque outra de maior valor está em risco, tem o objetivo de sufocar os comandos de facções atingindo os núcleos mais importantes, como financeiro.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação