Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

29 de abril de 2024

Coluna no JP, dia 3


Por Zona Livre Publicado 03/09/2019 às 12h00 Atualizado 24/02/2023 às 03h19
 Tempo de leitura estimado: 00:00

PRB – REPUBLICANOS
O presidente municipal do PRB, agora Republicanos, Walter Guerlles, acompanhado de pré-candidatos a vereador e filiados teve um breve encontro com o presidente estadual do partido, Valdemar Bernardo Jorge. Ele passou por Maringá, a caminho de Cianorte, onde cumpriu compromisso oficial.

PLANEJAMENTO
Valdemar Bernardo Jorge é o secretário de Planejamento do governo do Paraná. Ele lidera a organização do Republicanos, em todo o estado.

INOVA BRASIL
Com o objetivo de defender as causas dos micro e pequenos empresários e microempreendedores individuais está em formação um novo partido, Inova Brasil. O movimento de formação não está ligado a nenhum político com mandato, empresário ou brasileiro famoso.

EM MARINGÁ
Em Maringá o Inova Brasil é representado pelo advogado e contador Juarez Firmino, que tem colhido assinaturas de apoio ao novo partido.

SEMANA DA PÁTRIA
Ficou pronto o vídeo de convite para o desfile da independência, no dia 7 de setembro, que será realizado no sábado, às 18 horas, na avenida Carlos Borges, obra recém-concluída.

PROJETO PILOTO
Maringá está pronta para abrigar uma unidade piloto, a primeira do Paraná, do projeto “Casas de Parto”. O município tem um Comitê de Estímulo ao Parto Normal, vinculado à
Secretaria Municipal de Saúde.

SECRETÁRIO DO PARANÁ
O deputado estadual Goura (PDT) está buscando apoio do secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, para implantação da unidade. Apesar da manifestação favorável do prefeito Ulisses Maia (PDT), em maio, o projeto continua no papel.

CULPA DA IMPRENSA
Para certa casa de leis, qualquer informação crítica ou negativa contra o poder ou seus nobres integrantes é motivo para esperneio. Por lá, garantem, tudo está certo, o trabalho é de qualidade e o que está ruim e não presta é a imprensa.

FUSÃO DE PEQUENOS MUNICÍPIOS
O senador Oriovisto Guimarães (Podemos) apresentou um projeto de lei que incentiva a fusão de pequenos municípios, no Brasil.
O fato é que há um grande número de municípios brasileiros inviáveis do ponto de vista administrativo e financeiro. São municípios com menos de 5 mil habitantes que dependem 90% a 97% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para sobreviverem.
No Brasil, cerca de 30% dos 5.570 municípios estão nessa situação. No Paraná, calcula-se que 20% dos 399 municípios deveriam se fundir com vizinhos.

MENOS FPM
Se for aprovada a lei, três anos após a sua aprovação os municípios que devem se unir a outros vizinhos e que permanecerem autônomos terão redução anual do FPM. Em 20 anos terão perdido 50% da sua receita do fundo.

PROBLEMA MUITO SÉRIO
Apesar da inviabilidade desses pequenos municípios a sua fusão não será simples e haverá muita resistência.
Mesmo com receitas próprias mínimas e dependendo 90% ou mais do FPM eles tem prefeituras, câmaras municipais, cargos em comissão, servidores e interesses em torno dessas estruturas.
O projeto de lei é um primeiro passo, mas de fato este assunto é uma das prioridades do país.

SEMANA “D”
Até o dia 5 de setembro (quinta-feira), o presidente Jair Bolsonaro deverá decidir o que fará com o projeto da lei de abuso de autoridade. Sancionará com ou sem vetos? Há pressões para ambas as hipóteses.

NOVA CIRURGIA
O presidente Jair Bolsonaro será submetido a uma nova cirurgia no próximo domingo, 8 de setembro. Ele será operado de uma hérnia incisional no local das três cirurgias anteriores.

REFORMA TRIBUTÁRIA
O programa “Entre Aspas”, de Mônica Waldvogel, do dia 27, debateu dois projetos em tramitação no Congresso para a reforma tributária. Estiveram na GloboNews os autores das duas propostas, os economistas Luiz Carlos Hauly e Bernard Appy. Apresentaram as vantagens e limitações de cada vertente e também da questão do imposto único, defendido por um grupo de empresários.

CONVENÇÃO DO PT, DIA 8
O PT realizará a sua convenção em 8 de setembro, próximo domingo. Duas chapas concorrem: Chapa “Lula Livre”, da sindicalista Vera Pedroso, e Chapa “PT Unido”, do vereador Mário Verri.

ELEIÇÃO NO SISMMAR
Já tem chapa de oposição inscrita para a eleição da nova diretoria do Sismmar, o sindicato dos servidores municipais de Maringá. O prazo de impugnações termina em 8 de setembro. Após, as chapas e nomes poderão ser divulgados.
A eleição acontecerá nos dias 8 e 9 de outubro.

CONSELHO TUTELAR
Estamos em pleno período de campanha para a eleição dos novos conselheiros tutelares, marcada para o domingo 6 de outubro. Importante participar e votar.

FRASE
“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.” Sócrates

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Câmara tem 5 novos projetos sobre pets em avião; outras propostas estão engavetadas há 3 anos


Cinco novos projetos de lei para regulamentar o transporte de animais de estimação por aeronaves foram apresentados na Câmara dos…


Cinco novos projetos de lei para regulamentar o transporte de animais de estimação por aeronaves foram apresentados na Câmara dos…

Geral

Morte do cão Joca: manifestantes protestam em aeroportos do país


Donos de cachorros e ONGs de defesa dos animais realizaram neste domingo, 28, protestos simultâneos em vários estados em memória…


Donos de cachorros e ONGs de defesa dos animais realizaram neste domingo, 28, protestos simultâneos em vários estados em memória…

Geral

Planos de saúde coletivo terão aumento de 14% em terceiro ano de alta; veja as maiores taxas


Os planos de saúde coletivos terão reajuste de dois dígitos neste ano, de acordo com relatório da XP Investimentos com…


Os planos de saúde coletivos terão reajuste de dois dígitos neste ano, de acordo com relatório da XP Investimentos com…