Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

29 de abril de 2024

Violência e a força do hábito


Por Gilson Aguiar Publicado 23/09/2019 às 11h21 Atualizado 24/02/2023 às 08h13
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Levantamento feito pelo portal G1, com 1.195 crimes ocorridos no país entre 21 a 27 de agosto de 2017 mostra que apenas 5% deles foram elucidados até agora, dois anos depois. 48% deles ainda estão sendo investigados e não foram concluídos. Dos crimes investigados pelo portal, um em cada 5 levaram à prisão dos autores.

Os dados mostram a impunidade no país. Como se disséssemos que o crime compensa. Este é um dos fatores do aumento da violência. O ato de agressão não será punido, o que deixa aqueles que desejam praticá-la em uma condição de conforto. Sabem que será difícil sofrerem as consequências dos atos.

A questão, contudo, não são as leis permissivas. O fator de impunidade é a falta de estrutura para fiscalização, investigação, repressão e principalmente prevenção. Parte considerável dos crimes poderiam ser evitados se fossem feitas políticas públicas adequadas. Deixamos acontecer e não punimos quando acontece.

A luta pela estrutura para o aparato de segurança deve vir em conjunto com a qualificação das pessoas. Os que atuam dentro do policiamento de repressão ou investigação precisam de qualidade. Isto tem um custo. O que parece não é a maior preocupação do poder público. Estamos sempre “enxugando gelo”, como muitas vezes afirmam pessoas ligadas ao policiamento.

E se defendermos a ideia de que a violência é típica de pessoas de má intenção, estaremos simplificando a questão. O meio faz o ser humano e desenvolve um potencial de violência como condição de existência. Não se ingressa na criminalidade por uma questão de genética. O que temos é a naturalização da violência. Considerada uma prática possível e sem impunidade. Em alguns casos é a forma como se trava o diálogo entre as pessoas.

Em quantas regiões periféricas o ambiente que se estabeleceu é o da agressão. O dia a dia é de inconfiabilidade. Cristalizada, a agressividade é pré-requisito de sobrevivência. Toda a orientação recebida desde o berço é para conviver com a condição, mesmo se a escolha seja fazer parte dela ou não.

Romper com este hábito é necessário e urgente. Por isso, a impunidade contribui para estimular a violência. Ela acaba se tornando uma saída fácil. O caminho mais curto para se resolver pendências. Ainda mais em um ambiente onde o repertório de entendimento é precário, limitado. Este é outro ponto importante na análise. A falta de educação mata mais que uma arma de fogo.

A ignorância gera um ambiente para o extermínio.
Se precisamos de mais punição para quem comete crimes, também necessitamos melhorar as condições de repreender e prevenir. A violência não se combate com violência, isto apenas remedia, dá a falsa sensação de ação, mas o que temos é a reafirmação daquilo que mais queremos combater, a criminalidade. Um ambiente de violência gera criminosos.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Câmara tem 5 novos projetos sobre pets em avião; outras propostas estão engavetadas há 3 anos


Cinco novos projetos de lei para regulamentar o transporte de animais de estimação por aeronaves foram apresentados na Câmara dos…


Cinco novos projetos de lei para regulamentar o transporte de animais de estimação por aeronaves foram apresentados na Câmara dos…

Geral

Morte do cão Joca: manifestantes protestam em aeroportos do país


Donos de cachorros e ONGs de defesa dos animais realizaram neste domingo, 28, protestos simultâneos em vários estados em memória…


Donos de cachorros e ONGs de defesa dos animais realizaram neste domingo, 28, protestos simultâneos em vários estados em memória…

Geral

Planos de saúde coletivo terão aumento de 14% em terceiro ano de alta; veja as maiores taxas


Os planos de saúde coletivos terão reajuste de dois dígitos neste ano, de acordo com relatório da XP Investimentos com…


Os planos de saúde coletivos terão reajuste de dois dígitos neste ano, de acordo com relatório da XP Investimentos com…