Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

07 de julho de 2024

Comissão de Segurança do Senado vai avaliar Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas


Por Agência Estado Publicado 04/04/2024 às 16h36
Ouvir: 00:00

A Comissão de Segurança Pública (CSP) do Senado Federal vai avaliar, neste ano, a condução da Política Nacional de Pessoas Desaparecidas realizada pelo Poder Executivo. Para a senadora Damares Alves (Republicanos-DF), o Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas traz dados alarmantes.

Segundo Damares, em 2020, 55.680 pessoas foram reportadas como desaparecidas pelos estados e Distrito Federal. Já em 2023, o total chegou a 82.287 pessoas, um crescimento de quase 48% em três anos. “Nos quatro anos de cadastro, chega-se a 296.547 pessoas desaparecidas no país, uma média de 199 pessoas desaparecidas por dia”, disse a senadora.

Criada em 2019, a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas propõe ações articuladas do poder público e a reformulação do Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas. Ela é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, da Saúde e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, além da Defensoria Pública, do Ministério Público, da Pericia Oficial e de Conselhos de Direitos Humanos.

Uma das atribuições das comissões permanentes do Senado é avaliar politicas públicas desenvolvidas pelo Poder Executivo. Para o senador Sérgio Moro (União-PR), o assunto merece sim uma avaliação da Casa. “Ouvir o relato de mulheres com filhos, principalmente, embora também às vezes, pais ou outros parentes desaparecidos, aquela chaga que acontece na sua vida e você não consegue fechar essa porta enquanto você não descobre o que aconteceu, seja se morreu, seja se foi encontrado, se foi sequestrado ou se simplesmente resolveu desaparecer”, disse Moro.

O texto original da Política Nacional estabelece que a busca e a localização de pessoas desaparecidas são consideradas prioridade com caráter de urgência pelo poder público. “Devem ser realizadas preferencialmente por órgãos investigativos especializados, sendo obrigatória a cooperação operacional por meio de cadastro nacional, incluídos órgãos de segurança pública e outras entidades que venham a intervir nesses casos”, mostra iniciativa.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PM encontra recipientes de material radioativo furtado e prende três suspeitos


A Polícia Militar de São Paulo encontrou, no último sábado, 6, cinco cilindros que estavam sendo usados para armazenar o…


A Polícia Militar de São Paulo encontrou, no último sábado, 6, cinco cilindros que estavam sendo usados para armazenar o…