Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de julho de 2024

COI apoia Agência Mundial de Antidoping após escândalo de nadadores chineses


Por Agência Estado Publicado 11/07/2024 às 17h25
Ouvir: 00:00

O Comitê Olímpico Internacional (COI) divulgou nesta quinta-feira comunicado no qual expressa “total confiança” na Agência Mundial de Antidoping (AMA), envolvida em um escândalo no qual 23 nadadores chineses testaram positivo e foram liberados para competir nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Um relatório independente, produzido pelo promotor suíço Eric Cottier, foi divulgado na terça-feira e afirmou que não há nada que demonstre que a AMA favoreceu de alguma forma os nadadores. De acordo com uma investigação chinesa, os atletas foram expostos inadvertidamente à trimetazidina por meio de contaminação. Eles testaram positivo para substância que provoca o aumento do fluxo sanguíneo.

“Com base neste relatório, o COI reafirma a sua total confiança na AMA e na sua liderança, que implementaram uma série de iniciativas que fortaleceram o sistema nos últimos anos”, afirmou o comunicado do COI. “As únicas questões restantes são, portanto, as processuais. A AMA já se comprometeu a abordar quaisquer recomendações processuais que possam ser incluídas no relatório final.”

O relatório foi divulgado a poucos dias do início da Olimpíada de Paris, em 26 de julho. Um documento mais completo deve ser apresentado nas próximas semanas e poderá incluir recomendações, mas não deve alterar as conclusões iniciais.

“O COI apela a todas as partes interessadas para que respeitem a autoridade suprema da AMA na luta contra o doping. Este respeito constitui a base sobre a qual a AMA foi fundada e pelo Movimento Olímpico”, afirmou o COI. “Este respeito é essencial para qualquer competição internacional justa.”

O relatório foi duramente criticado pelos grupos antidoping FairSport e Global Athlete, que chamaram o processo de “inerentemente falho desde o início devido ao seu escopo e independência limitados”.

O chefe da Agência Antidoping dos Estados Unidos, Travis Tygart, fez críticas ao relatório e questionou se a agência global foi capaz de “higienizar” o documento antes da sua divulgação. Um comitê da Câmara dos EUA solicitou em maio ao Departamento de Justiça que iniciasse investigações sobre o caso.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Red Bull Bragantino cede empate am Barcelona na ida dos playoffs da Sul-Americana no Equador


O Red Bull Bragantino até saiu na frente, mas não conseguiu abrir vantagem no playoff das oitavas de final da…


O Red Bull Bragantino até saiu na frente, mas não conseguiu abrir vantagem no playoff das oitavas de final da…

Esportes

Botafogo derrota Palmeiras e se isola na liderança do Campeonato Brasileiro


O Palmeiras perdeu para o Botafogo por 1 a 0, no Engenhão, no Rio, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro,…


O Palmeiras perdeu para o Botafogo por 1 a 0, no Engenhão, no Rio, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro,…

Esportes

Goleiro Bento é oficializado pelo Al-Nassr e será companheiro de Cristiano Ronaldo


O goleiro Bento sonhava em jogar na Europa após a disputa da Copa América. Mas acabou seduzido por proposta milionária…


O goleiro Bento sonhava em jogar na Europa após a disputa da Copa América. Mas acabou seduzido por proposta milionária…