Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

31 de julho de 2024

Promessa de Elon Musk de que implantes cerebrais podem restaurar visão é ‘falha’, diz estudo


Por Agência Estado Publicado 31/07/2024 às 15h13
Ouvir: 00:00

Um novo estudo, publicado no periódico científico Scientific Reports, revelou que as alegações do bilionário Elon Musk acerca do projeto Blindsight podem estar equivocadas. O Blindsight se dedica à criação de um implante cujo objetivo final é a restauração da visão.

De acordo com uma publicação feita por Musk em março no X, antigo Twitter, o dispositivo da Blindsight já estaria funcionando em macacos. Para o sul-africano, a resolução da visão influenciada pelo implante começará baixa, mas pode chegar a superar a visão humana normal.

No entanto, o trabalho científico contraria esse ponto de vista.

A pesquisa lançou mão de um modelo de computador para simular a implantação em humanos. Como resultado, foi descoberto que a visão de um paciente com 45 mil eletrodos implantados em seu córtex visual seria embaçada e pouco reconhecível.

Segundo Iona Fine, professora de psicologia na Universidade de Washington, de onde veio o estudo, as alegações e promessas de Elon Musk podem ser arriscadas. Fine é coautora da pesquisa publicada no Scientific Reports, que mostra que o impacto produzido por implantes como o de Musk provavelmente será limitado pela biologia do corpo humano.

Iona Fine afirma que a premissa da tecnologia de Musk – que se baseia na ideia de que a implantação de inúmeros eletrodos no córtex visual humano, responsável pelo processamento da informação que chega ao olho, pode criar visão de alta resolução – é falha. Em uma declaração, a cientista disse que engenheiros costumam pensar em eletrodos como produtores de pixels, “mas não é assim que a biologia funciona”.

Segundo Fine, não estamos nem perto de entender como estimular a visão em pessoas cegas, o que limitaria muito o poder dos implantes. “A cegueira não torna as pessoas vulneráveis, mas ficar cego tardiamente pode tornar algumas pessoas vulneráveis”, acrescentou.

É preciso pontuar que uma visão com pouca resolução pode representar uma evolução notável para algumas pessoas. No entanto, é preciso moderar as expectativas, sugere a pesquisa.

“Portanto, quando Elon Musk diz coisas como Isso vai ser melhor que a visão humana, isso é algo perigoso de se dizer”, reitera Fine.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

EUA terão novas regras para entrada de cães com certificado emitido por veterinário


O Ministério da Agricultura informou, em nota, que a entrada de cães nos Estados Unidos terá novas regras a partir…


O Ministério da Agricultura informou, em nota, que a entrada de cães nos Estados Unidos terá novas regras a partir…

Geral

Itaim, Morumbi, Vila Mariana e mais: manutenção pode afetar abastecimento de água em SP


Uma manutenção no sistema de abastecimento de água da Grande São Paulo pode impactar o fornecimento para 3 milhões de…


Uma manutenção no sistema de abastecimento de água da Grande São Paulo pode impactar o fornecimento para 3 milhões de…

Geral

PF barra casal no embarque para a Europa por dívida trabalhista de R$ 500 mil


O juiz Marcos Rafael Pereira Pizino, da 5ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, impediu o embarque para a Europa…


O juiz Marcos Rafael Pereira Pizino, da 5ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, impediu o embarque para a Europa…