Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

03 de agosto de 2024

EUA processam TikTok sob acusação de violação de lei de privacidade infantil


Por Agência Estado Publicado 02/08/2024 às 18h08
Ouvir: 00:00

O governo dos Estados Unidos abriu um processo contra a TikTok nesta sexta-feira, 2, alegando que a empresa de mídia social chinesa falhou, consciente e repetidamente, em proteger a privacidade das crianças.

A denúncia, apresentada pelo Departamento de Justiça em conjunto com a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês), acusou o TikTok de não cumprir a Lei de Proteção à Privacidade Online das crianças. Essa lei de 1998 exige que as empresas de internet forneçam notificação aos pais e obtenham o consentimento paterno antes de recolherem informações pessoais de crianças com menos de 13 anos.

A ação, movida no tribunal federal de Los Angeles, soma-se aos crescentes desafios legais que o TikTok enfrenta em um de seus mercados mais relevantes. Em abril, o presidente dos EUA, Joe Biden, assinou uma lei que forçará a venda ou proibição do TikTok. A controladora chinesa da TikTok, ByteDance, contesta essa lei em tribunal.

A presidente da FTC, Lina Khan, disse que o TikTok ameaçou a segurança de milhões de crianças nos EUA. Empresas como a TikTok estão implantando “ferramentas digitais cada vez mais sofisticadas para vigiar crianças e lucrar com seus dados”, disse Khan. O TikTok não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

O processo desta sexta-feira busca uma punição em dinheiro, mas não forneceu uma estimativa dos danos solicitados. A ByteDance também foi citada como réu no caso.

O antecessor do TikTok, Musical.ly, pagou US$ 5,7 milhões em um acordo com o governo dos EUA em 2019. Como parte do acordo, o TikTok foi obrigado a excluir informações pessoais coletadas de crianças a pedido de seus pais, de acordo com a denúncia.

O processo aberto agora alega que a TikTok não atendeu às solicitações dos pais e obstruiu a capacidade dos pais de fazer tais solicitações em muitos casos.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula diz que mulher sem profissão fica dependente e, ‘se não tomar cuidado’, pode ser agredida


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira, 2, que uma mulher que não tem profissão corre…


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira, 2, que uma mulher que não tem profissão corre…

Geral

‘Xinxa da Cebola’ usava caminhões para levar pasta base de cocaína de SP para o sertão, diz PF


A Polícia Federal prendeu na quarta-feira, 31, o empresário Xinxa Goes Siqueira, conhecido como “rei da cebola”, por decisão do…


A Polícia Federal prendeu na quarta-feira, 31, o empresário Xinxa Goes Siqueira, conhecido como “rei da cebola”, por decisão do…