Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

10 de agosto de 2024

Santos derrota o Paysandu e mantém a liderança isolada da Série B do Campeonato Brasileiro


Por Agência Estado Publicado 09/08/2024 às 22h30
Ouvir: 00:00

Com dois gols de Guilherme e um de Wesley Patati, o Santos encerrou a sequência de dois empates consecutivos na Série B do Campeonato Brasileiro, derrotou o Paysandu por 3 a 0, no estádio Mangueirão, em Belém, nesta sexta-feira, e continua como líder isolado da competição nacional.

O resultado positivo leva a equipe do técnico Fábio Carille aos 37 pontos e dá tranquilidade para seguir o trabalho na luta pela volta à elite. O time chega a dez partidas invictas e tem em Guilherme, o seu principal goleador no torneio: sete gols.

Tranquilidade de um lado, preocupação do outro. O Paysandu completou o seu quarto confronto sem vitória na competição e permanece com 24 pontos na tabela de classificação. da Série B se aproximando perigosamente da zona de rebaixamento.

O Santos volta a campo no meio de semana pelo torneio nacional e, na quarta-feira, pela 21ª rodada, enfrenta o Guarani no estádio Brinco de Ouro da Princesa. No dia seguinte, o Paysandu viaja até Santa Catarina para desafiar o Avaí na Ressacada.

No jogo o Paysandu tomou a iniciativa do ataque assim que a bola rolou e, com dez minutos criou duas boas chances de gol. Na primeira, João Vieira arriscou um arremate de meia distância, a bola desviou na zaga, e obrigou Gabriel Brazão a fazer difícil defesa. Logo depois, em cobrança de escanteio pelo lado esquerdo, Cazares quase fez um gol olímpico.

Apesar do começo promissor do Paysandu, o técnico Hélio dos Anjos acabou sendo obrigado a duas substituições forçadas com menos de 15 minutos. Com pouco tempo de partida, Paulinho Boia sentiu uma lesão no tornozelo e saiu para a entrada de Jean Dias. Ele entrou, sentiu uma lesão muscular, e deu lugar a Esli Garcia.

O Santos chegou a assustar os anfitriões com Diego Pituca, mas quem seguiu ditando o ritmo foi o Paysandu. Sob o incentivo da torcida, a equipe da casa distribuiu bem o jogo e teve em Cazares o principal articulador.

A pressão proporcionada pelos donos da casa gerou espaços no seu campo de defesa. E foi com a participação dos laterais Rodrigo Ferreira, pela direita, e Escobar, na esquerda, que a equipe paulista começou a apostar no jogo ofensivo.

Bem na partida, o time paulista administrou o ritmo e, numa jogada de bola na área, estufou a rede do Paysandu. Substituto de JP Chermont em Belém, Rodrigo Ferreira foi à frente e fez um cruzamento na medida para Guilherme. O camisa 11 subiu com estilo e cabeceou no canto para fazer 1 a 0 aos 38 minutos da etapa inicial.

O segundo tempo iniciou com o Paysandu tentando descontar a diferença e o Santos apostando nos contra-ataques. Otero assumiu a função de organizar a equipe e quase ampliou na bola parada. Em cobrança de falta da direita, ele percebeu o goleiro mal colocado e chutou direto. Diogo Silva espalmou e a bola bateu na trave assustando a torcida.

Carille voltou com uma mudança que deu outra postura ao time no intervalo. Hayner entrou no lugar de Rodrigo Ferreira, pendurado com um amarelo, e virou a válvula de escape do time pela direita. Bem no apoio, ele deu trabalho à defesa paraense com jogadas de linha fundo e dois bons cruzamentos para Guilherme e Júlio Furch.

O recuo excessivo, porém, foi uma estratégia perigosa por parte do elenco santista. Com a necessidade do empate, o Paysandu se lançou ao campo de ataque e apostou nos cruzamentos para buscar a igualdade.

Um lance isolado, no entanto, complicou a equipe de Belém. Netinho, que tinha acabado de entrar, acertou uma cotovelada em Guilherme e recebeu amarelo. O VAR pediu revisão do lance e o juiz expulsou o atleta do Paysandu.

Mesmo com um homem a mais, o final do jogo foi de intensa pressão. Na melhor chance do time paraense. Alex evitou gol certo em cima da linha ao cortar uma conclusão de Robinho. O golpe de misericórdia veio em forma de bola na rede. Wesley Patati, que entrou no segundo tempo, entrou na área com liberdade e chutou no canto para fazer 2 a 0. No último ato do confronto, Guilherme, de falta, fechou o jogo fazendo 3 a 0.

FICHA TÉCNICA:

PAYSANDU 0 X 3 SANTOS

PAYSANDU -. Diogo Silva; Edilson Júnior, Quintana, Lucas Maia e Kevyn (Keffel); João Vieira. Matheus Trindade (Netinho) e Cazares (Robinho); Borasi, Paulinho Boia (Jean Dias) (Esli Garcia) e Nicolas. Técnico: Hélio dos Anjos.

SANTOS – Gabriel Brazão; Rodrigo Ferreira (Hayner), João Basso (Alex), Jair e Escobar; João Schmidt, Diego Pituca e Serginho (Willian); Otero (Pedrinho), Guilherme e Júlio Furch (Wesley Patati). Técnico: Fábio Carille.

GOLS – Guilherme, aos 38 minutos do primeiro tempo e Wesley Patati aos 46 minutos e Guilherme aos 51 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Borasi (Paysandu); Rodrigo Ferreira, Otero e Willian Bigode (Santos).

CARTÃO VERMELHO – Netinho (Paysandu).

ÁRBITRO – Dênis da Silva Ribeiro Serafim (AL).

RENDA E PÚBLICO – Não disponíveis

LOCAL – Estádio Mangueirão, em Belém (PA).

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Por que os Estados Unidos são ‘pedra no sapato’ do Brasil no futebol feminino olímpico?


A seleção brasileira feminina de futebol disputa neste sábado, às 12h (de Brasília), no Estádio Parque dos Príncipes, em Paris,…


A seleção brasileira feminina de futebol disputa neste sábado, às 12h (de Brasília), no Estádio Parque dos Príncipes, em Paris,…

Esportes

Boxeadora argelina vítima de ataques de gênero ganha medalha de ouro em Paris-2024


Alvo de fake news e de comentários ofensivos na internet, a boxeadora Imane Khelif conquistou o ouro na categoria até…


Alvo de fake news e de comentários ofensivos na internet, a boxeadora Imane Khelif conquistou o ouro na categoria até…

Esportes

Piu detona internautas críticos após bronze nas Olimpíadas 2024: ‘Falam muita b…’


Alison dos Santos, o Piu, conquistou nesta sexta-feira, em Saint-Denis, a medalha de bronze na prova dos 400 metros com…


Alison dos Santos, o Piu, conquistou nesta sexta-feira, em Saint-Denis, a medalha de bronze na prova dos 400 metros com…