Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de agosto de 2024

Neurotech: demanda por crédito no país recua 18% no 1º semestre


Por Agência Estado Publicado 17/08/2024 às 10h57
Ouvir: 00:00

A procura por financiamento no Brasil encerrou o primeiro semestre com queda. O Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC) registrou queda de 18% entre janeiro e junho de 2024 – um recuo mais intenso do que o visto em igual período de 2023 (-15%).

Também houve piora do indicador em junho no confronto com maio (-1%). No período o INDC cedeu 4%, puxado pelos bancos e financeiras, que tiveram queda de 10%. Já o varejo e serviços, registraram alta de 10% e 1%, respectivamente, na comparação mensal.

Por ora, a Neurotech não vislumbra mudança deste quadro negativo em relação ao INDC, por conta do nível elevado do juro básico. A Selic está em 10,50% ao ano e a curva futura já precifica um aumento em algum momento de 2024, em meio ao avanço da desancoragem das expectativa inflacionárias e da própria inflação corrente.

Desde janeiro, o INDC apresenta contração de dois dígitos na comparação anual. Em junho ante o mesmo mês do ano passado, o recuo foi de 18%. Por segmento, o financeiro registrou o maior declínio (-22%), seguido do varejo (-21%). Mais uma vez, a procura por crédito no setor de serviços subiu – desta vez avançou 30%.

No acumulado do primeiro semestre do ano, o INDC do varejo caiu 30%, enquanto a demanda por financiamentos em bancos e financeiras caíram 14%. O contraponto foi novamente serviços, com alta de 18%.

A Neurotech observa que desde outubro do ano passado a busca por financiamentos tem contraído sempre em relação ao mesmo mês de 2023. Ao ampliar a análise, o quadro negativo se estende. “Vemos que a demanda por crédito opera em terreno negativo desde agosto de 2022, com exceção de dois meses: novembro de 2022, com alta de 20%, e setembro de 2023, quando o crescimento foi de 6%”, diz Natália Heimann, líder da Business Unit de Dados & Analytics para Crédito da Neurotech e responsável pelo INDC.

Abertura

Dentro do segmento varejista, o destaque do primeiro semestre em comparação ao mesmo período de 2023 é a categoria supermercados, a única a obter alta (4%). Os demais apresentaram recuos de 61% (Lojas de Departamento), -46% (Vestuário), -39% (EletroMóveis) e -10% (Outros).

Heimann lembra que desde novembro de 2023, o setor varejista tem registrado queda da ordem de dois dígitos com relação ao ano anterior. “Neste mesmo período, a única categoria a ficar positiva é a de supermercados, o que demonstra que os brasileiros estão com a renda comprometida e priorizando os gastos mais básicos”, avalia.

Para os próximos meses, a Neurotech não visualiza uma reversão significativa deste cenário, até por conta da manutenção da Selic em nível elevado.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

‘Enem dos Concursos’: como consultar local de prova no dia do Concurso Nacional Unificado


O candidato inscrito no Concurso Nacional Unificado, conhecido como “Enem dos Concursos”, pode consultar o local da prova ainda neste…


O candidato inscrito no Concurso Nacional Unificado, conhecido como “Enem dos Concursos”, pode consultar o local da prova ainda neste…

Economia

Amazon recebe permissão para testes com drones no Reino Unido


A Amazon recebeu permissão para testar drones além da linha de visão de um controlador humano no Reino Unido, o…


A Amazon recebeu permissão para testar drones além da linha de visão de um controlador humano no Reino Unido, o…

Economia

Veja quem subiu ou desceu no ranking das pessoas mais ricas do mundo da revista Forbes


O empresário Elon Musk lidera, desde junho, o ranking de bilionários em tempo real da revista Forbes. Neste sábado, 17,…


O empresário Elon Musk lidera, desde junho, o ranking de bilionários em tempo real da revista Forbes. Neste sábado, 17,…