Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

29 de agosto de 2024

Farofa de batata doce é uma inovação no Empório da Agricultura Familiar em Maringá


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 29/08/2024 às 11h48
Ouvir: 00:00
image
Foto: Divulgação

O Empório da Agricultura Familiar está funcionando desde o dia 4 de julho. Ele fica na Avenida Nildo Ribeiro da Rocha, nº 1.233. Funciona como um supermercado, com prateleiras e caixas físicos para o pagamento.

No Empório, os consumidores encontram em média 380 itens de alimentos processados, agroindustrializados e in natura. A estrutura permite que pequenos agricultores possam expor e vender os produtos que cultivam e fabricam. Esses agricultores são organizados em cooperativas.

No Empório estão presentes seis cooperativas de cidades da região do Setentrião Paranaense, a Amusep, explica a presidente da Cooperativa dos Produtores Familiares de Paiçandu e dirigente da Central de Cooperativas de Maringá, Elizabete Borges.

“Então hoje nós estamos em seis cooperativas uma média de 600 a 700 produtores envolvido nesse processo”, expõe a presidente.

Entre as delícias à venda no Empório está uma inovação no Paraná, diz Elizabete: a farinha de batata doce.

“Dos inaturas, nós temos a hortifruti, alface, couve, almirão, frutas laranja, maçã, banana e os legumes, cenoura, beterraba. Do Inatura, a gente tem uma boa gama de produtos. Entre os produtos agroindustrializados nós temos farinha, fubá, doces, geleias, bolachas, panificados, temos iogurte, manteiga, produtos congelados, mandioca. Temos alguns produtos que é lançamento também. Temos suco de uva, vinho, farofa de batata doce, que é a primeira farofa de batata doce, que é uma inovação, é a primeira do Paraná. Temos uma variedade grande ali de produtos”, conta Elizabete. 

O movimento no Empório ainda não é o esperado. A procura pelos produtos deve aumentar assim que os refrigeradores, que já foram licitados, chegarem.

“Então nesse momento nós estamos trabalhando mais com o giro mesmo, com o volume menor de produtos, principalmente dos in natura, que é, na verdade, o que atrai mais os clientes, que eles querem o produto mais fresquinho. Mas como a gente não está ainda com a estrutura refrigerada pronta, então estamos trazendo em quantidade menor. Tem dia que vende muito e no outro dia a gente não tem o que vender. Como a gente está pegando pouco, a logística fica difícil. Então, assim, nós estamos em uma batalha nesse início, para conseguir encaixar e fazer com que as coisas consigam fluir até a nossa estrutura chegar”, conclui.

A CBN entrou em contato com a Prefeitura de Maringá para saber quando os equipamentos devem ser entregues ao Empório da Agricultura Familiar. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 12h.

image
Foto: Divulgação

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação