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26 de abril de 2024

Quem disse que conforto e off-road não combinam?


Por Carlos Rubens/Carros & Etc. Publicado 07/02/2020 às 14h45 Atualizado 24/02/2023 às 02h15
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Agora, no mês de janeiro, a Troller lançou oficialmente o Troller TX4, uma versão do Troller tradicional, mas com câmbio automático, acompanhado de diferencial traseiro blocante com acionamento elétrico através de botão no console central.

Além disso, há mais alguns itens exclusivos que criam uma maior versatilidade no uso urbano e na capacidade off-road. Assim, a marca passa ter duas opções de modelo da linha Troller: o T4 e o TX4.

O Troller TX4 com câmbio automático cria uma condição de maior conforto, mas também pode ser um carro de uso mais diário e urbano. É possível ser o primeiro ou até o segundo carro da família, que pode rodar nas ruas das cidades e nos fins de semana “curtir” passeios mais radicais. Essa nova versão do Troller pode vir a ocupar espaços de utilitários pequenos e médios e até de picapes médias.

Equipamentos

Além dos equipamentos tradicionais do T4, essa nova versão vem equipada com: snorkel, para-choques, estribos e protetores dianteiro e traseiro off-road de aço, faróis com lâmpadas superbrancas e com acendimento automático, faróis auxiliares de LED Hella, de longo alcance e submersíveis, pintura e interior exclusivo, ganchos Isofix, cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes inclusive com alerta de uso para o motorista e pneus lameiros marca Pirelli Scorpion MTR 245/70 R17.

Quanto à oferta de cores, temos algumas combinações mais marcantes. São três opções de cores da carroceria: Marron Trancoso, Verde Maragogi e Prata Geada, sempre combinando com Azul Naval na grade dianteira, capô, teto, tampa traseira, para-choques, estribos e snorkel.

Na lista de equipamentos, temos ainda teto solar duplo de vidro, ar-condicionado digital dual zone, vidros de espelhos elétricos, computador de bordo, alarme e painel com preparação para instalação de dispositivos de navegação off-road.

Interior personalizado

Como o TX 4 pode ser utilizado de forma mais confortável e segura no dia a dia, o veículo apresenta alguns itens diferenciados no interior, tipo saídas de ar na cor laranja e banco personalizados com costura laranja, logotipo TX4 no encosto e forração em vinil de alta qualidade para facilitar a manutenção.

Também há cintos de segurança de três pontos para todos os cinco ocupantes, com aviso luminoso e sonoro de uso para o motorista, e ponto de ancoragem isofix para cadeiras infantis.

Acompanha uma central multimídia modelo Smart Car Drive da JBL Harman, com uma tela de 6,75”, com conectividade com Android Auto e Apple Car Play, bluetooth, microfone, dois pré-amplificadores de linha e atualização de software via USB.

Temos ainda ar-condicionado digital com dual zone, vidros e espelhos elétricos, um computador de bordo, alarme, bancos traseiros bipartidos, tomada 12 V e painel com preparação para instalação de dispositivos de navegação off-road, criando assim um ambiente interno mais confortável e seguro.

Desempenho sem concessões

O modelo tem uma transmissão automática de seis marchas, a mesma usada na Ranger, mas que sofreu um acerto desenvolvido específico para criar condições adequadas ao Troller TX4 para favorecer o uso misto, tanto em estradas, nas cidades e fora de estrada.

Encontramos nessa transmissão automática três modos de condução: Drive, com trocas automáticas na rotação mais eficiente, Sport com trocas em giro maior para rodagem fora de estrada e a manual, que possibilita ao motorista total controle das trocas por toques na alavanca.

A ideia é que o Troller TX4 mantenha a robustez e capacidade off-road tão característicos na outra versão mecânica, mas com mais conforto e praticidade.

O veículo apresenta um diferencial traseiro blocante (LRD), acionado eletricamente por um botão no console, criando uma condição de torque contínuo nas rodas mesmo e situações de pisos escorregadios ou com desníveis, facilitando assim a passagem por obstáculos que para carros comuns seriam intransponíveis.

Destaque ainda para o motor conhecido por Duratorq 3.2 diesel de cinco cilindros, que tem uma potência de 200 cv e torque de 470 Nm, que também equipa o T4. Apresenta ainda uma tração 4×4 com comando eletrônico, com opções de 4×2, 4×4 high e 4×4 low, com sistema de seleção “shift on the fly”, que permite o acionamento até 120 km/h.

Desenvolvimento brasileiro

Esse novo Troller TX4, teve seu desenvolvimento todo feito no Brasil, pelas equipes de engenharia e design da marca, com total apoio da estrutura de engenharia da Ford que é a proprietária da marca.

No desenvolvimento desse projeto foram utilizadas metodologias desenvolvidas pelo Google, que possibilitou ter um tempo de desenvolvimento muito rápido, com a utilização de ferramentas de realidade virtual e impressão 3D, possibilitando o desenvolvimento de protótipos funcionais desde os estágios iniciais, que foram submetidos a participação de usuários tradicionais do modelo T4, durante as etapas de validação e desenvolvimento, garantindo assim que o TX4 estivesse dentro das expectativas do mercado tradicional da marca e criasse condições de trazer novos usuários para a Troller.

O processo de desenvolvimento do veículo, incluíram testes em diferentes regiões do país, onde passaram por diversas situações extremas em terrenos como dunas, terra, lama, pedras, cascalhos, água e erosões para comprovar a durabilidade e desempenho.

Com uma fábrica na cidade de Horizonte, no Ceará, novos investimentos foram feitos para a produção desse novo modelo, incluindo nesse processo adaptações na área de montagem, criação de um cento de modificação (Mod Center), para a instalação dos novos equipamentos de off-road.

Os funcionários tiveram mais de 14.000 horas de treinamento para passarem a produzir essa nova versão do Troller.

Os utilitários Troller, sempre tiveram um processo de produção diferenciado, com uma carroceria construída sobre um chassi, uma estrutura metálica tubular “space frame” e peças de compósito especial moldadas por compressão a quente – material resistente à corrosão, fogo e impactos, que proporciona uma baixo peso e possibilitando um excelente acabamento.

Tudo isso cria uma condição de ter um conjunto versátil e exclusivo proporcionando um desempenho off-road excelente, mas não sacrificando o conforto e praticidade do uso no trânsito urbano.

O preço inicial de lançamento é de R$ 167.530,00 sendo que esse preço fica dentro da faixa de preços de camionetes diversas que estão no mercado brasileiro.

Considerações

Sendo um carro de mercado restrito, mas fiel, o Troller vem evoluindo ano após ano. A aquisição da marca pela Ford possibilitou um desenvolvimento mais intenso, criando um veículo versátil e resistente. Agora com a opção de câmbio automático, ele cria condições de um uso mais urbano e em estradas de asfalto com mais conforto e segurança.

É um veículo que proporciona o prazer de ir onde poucos veículos conseguem acessar, possibilitando passeios em trilhas que levam a lugares lindos e diferentes.

Agora com a versão de câmbio automático, tudo fica mais fácil, tanto na cidade quanto no fora de estrada, possibilitando uma comodidade, um maior conforto e com mais segurança ainda.

Esse é um veículo desenvolvido no Brasil, um carro que entende de Brasil, de chão brasileiro, para quem curte passeios radicais de carros, e passeios off-road. Vale a pena conhecer e avaliar essa nova versão de Troller.

Vamos passear, mas vamos de Troller TX4, assim vamos mais longe.

QUEM É O COLUNISTA: Carlos Rubens Covelo Silva é um profissional com mais de 25 anos de atuação no mercado automotivo em diversas marcas do setor de distribuição de veículos. É também especializado em gestão de concessionárias de automóveis importados, nacionais e em inteligência de mercado. Entre em contato com Carlos Rubens pelo e-mail: carlosrubensgmconline@gmail.com 

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