Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Invista em Gestão Financeira


Por Gestão na Prática Publicado 28/01/2019 às 15h30 Atualizado 19/02/2023 às 19h09
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Olá!

Hoje iremos conhecer os resultados práticos de aplicar Gestão Financeira em sua empresa, e aprimorar o nosso conhecimento sobre o tema: Lucratividade. Vem comigo e “Leiture-se” no texto a seguir.

Quanto mais a empresa vende, mais ela lucra?

Sem Gestão Financeira, você pode vender muito e mesmo assim ter prejuízo. Praticando e aplicando a Gestão Financeira você pode vender menos e ter muito mais lucro!!!

Como assim?

O lucro não vem apenas da venda, ele vem da Gestão Financeira. A Gestão Financeira tem como principal função assegurar, em níveis otimizados, a continuidade da capacidade que a empresa possui de realizar suas operações, gerando resultados (lucro). Em níveis básicos a aplicação desta ferramenta visa: suprir a empresa de disponibilidades, melhorar seu desempenho, controlar a forma de uso dos recursos, deixar os processos mais assertivos e estratégicos e preservar os gestores de esforços desgastantes, entre outros.

Desempenho gerencial

Utilizando as ferramentas de controle financeiro, auxilia o empreendedor na tomada de decisões estratégicas, visualizando de forma rápida e eficiente o fluxo financeiro da empresa, permitindo com que estas informações sirvam de base para tomada de decisões estratégicas, mostrando com clareza a situação financeira de seu empreendimento levando a melhores resultados no negócio.

Desafios

Embora seja uma questão importante conhecer e entender a gestão financeira da empresa, nem sempre é uma fácil tarefa, pois é uma dependência pelo qual o empresário não lida diretamente, mas é de extrema importância estar ciente da relevância do setor financeiro para o sucesso de seu negócio. Entender o funcionamento financeiro é focar no planejamento dessa gestão. Dentro qual poderá reduzir custos e manter os gastos da empresa dentro dos limites.

Existem pontos principais que precisam ser levados monitorados para que evitarem problemas futuro, sendo primordial a realização do planejamento, iniciando com a elaboração de orçamento, que são decisões que serão tomadas futuramente.

O orçamento é o valor projetado do gasto que, futuramente transforma em fluxo de caixa.

Frequência dos controles

A gestão do fluxo de caixa que deve ser feita dia a dia, comprometem a saúde da empresa de forma irreversível. Essa ferramenta é de extrema importância para o desenvolvimento da empresa (ponto de partida para análise financeira), já que demonstra se o número estipulado corresponde ao realizado, permitindo que a empresa tenha um melhor acompanhamento financeiro. A análise do DRE (Demonstração Resultado do Exercício), relacionando custos e despesas com o faturamento. Essa ferramenta mostra todos os resultados consolidados e calcula a viabilidade da empresa se manter estabilizada ou não. Por meio dessa ferramenta, é possível analisar indicadores de resultado do negócio. Pode ser usado como projeção, para ver se atingirá o esperado.

Medidas de Prevenção

Gestão financeira aplicada e praticada poderá equilibrar os gastos, podendo identificar possíveis falhas e despesas desnecessárias, “A análise por meio de índices financeiros, comparar o desempenho e a situação de sua empresa ao longo do tempo”. Com informações financeiras relevantes, pode descobrir o que está prejudicando seus investimentos tirando dinheiro do capital de giro para comprar materiais a mais que ficam parados no estoque. Com o controle das finanças irá te guiar em relação a fatores imprescindíveis para o seu planejamento, tais como: empréstimos, investimentos e implantação de metas.

Indicadores financeiros

Dentro desse cenário, você empresário adquire controle de diversos indicadores como o resultado da empresa: Nível de endividamento, Lucratividade (o volume vendido), Rentabilidade (retorno que foi investido), Ponto de equilíbrio (volume mínimo de faturamento para não gerar prejuízos), Payback (prazo para o retorno do investimento), entre outros.

Rosinéia Aparecida Silva, Consultora Especializada em Finanças, relata que é importante conhecer e analisar os indicadores, porém é preciso saber LER os números, pois números isolados são números frios, e a sugestão é quando tiver dúvidas em relação a determinadas análises, permita-se preencher essa lacuna com o auxílio do profissional em finanças.
Podendo assim saber se a empresa está atingindo os interesses que foram estabelecidos no Planejamento Estratégico.

Conclusão

– Planejamento e controle financeiro altera faturamento.
– Controle financeiro evita retrabalho e aumenta lucratividade.
– Mais importante que conhecer os indicadores, é importante saber LER os indicadores financeiros.

Grande abraço!

Lilian Caetano Bueno
Trading Consulter
Scamper Consultoria

 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Caso de jovem morto após deixar sauna gay em SP é investigado pela Polícia Civil


Um homem de 23 anos morreu em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em São Paulo após ser resgatado, sem…


Um homem de 23 anos morreu em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em São Paulo após ser resgatado, sem…

Geral

Estudante de medicina fica em estado vegetativo após cirurgia na mandíbula em Minas


Uma estudante de 31 anos permanece em estado vegetativo um ano após ter realizado uma cirurgia ortognática, para reparação de…


Uma estudante de 31 anos permanece em estado vegetativo um ano após ter realizado uma cirurgia ortognática, para reparação de…