Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

27 de abril de 2024

Vandalismo é ato instintivo e expressa a pobreza humana


Por Gilson Aguiar Publicado 26/12/2018 às 10h18 Atualizado 19/02/2023 às 12h16
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A árvore de Natal colocada na Praça da Catedral pegou fogo. Destruída por completo nesta madrugada. Há a suspeita de que o incêndio seja uma obra de vandalismo. Duas pessoas são suspeitas de atear fogo na decoração. Foi um crime.

O vandalismo é uma prática constante contra o patrimônio que, muitas vezes, é de todos. Difícil de entender. Qual o significado do ato vândalo?

Temos que ter um olhar pouco apurado sobre o agente da destruição. Ele não tem qualquer tipo de mensagem, é apenas um tolo a se dispor contra o que atende ao interesse da maioria. O ato vândalo tem por de trás nada apenas o instinto. Não há complexidade de raciocínio de quem quer destruir o que funciona.

A vida seguindo seu curso, a alegria alheia, a beleza da vida em sua intensidade, desagrada. Há quem se incomode com a normalidade. Principalmente quando o vândalo age na busca de se fazer notar. Ele também quer se visto, já que a sua existência nada significa. Este ó vândalo.

Vale lembrar que o vandalismo é ato cotidiano. Constante no dia a dia. Muitos agem para destruir sem nada construir. Ele não está nos espetáculos de destruição, como este, no incêndio que destruiu a árvores de Natal na Praça da Catedral.

Ele tem sua presença diária nas relações que estabelecemos. Somos sabotados por pessoas que desejam apenas ver nossa frustração e não construir uma alternativa ou combater algo de ruim que estamos fazendo. O alvo do vândalo é qualquer coisa que lhe incomode, sem nenhum critério lógico.

Não temos que aceitar este tipo de prática. Mas é sempre bom entender que nem todos os seres humanos com quem convivemos tem um sentido na vida. Muitos se movem pelo mais puro instinto.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Caso de jovem morto após deixar sauna gay em SP é investigado pela Polícia Civil


Um homem de 23 anos morreu em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em São Paulo após ser resgatado, sem…


Um homem de 23 anos morreu em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em São Paulo após ser resgatado, sem…