Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de junho de 2024

Raio-X de Oportunidades apresenta resultado da primeira fase


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 15/10/2021 às 14h09 Atualizado 20/10/2022 às 20h01
Ouvir: 00:00
Raio-X de Oportunidades apresenta resultado da primeira fase
Raio-X de Oportunidades apresenta resultado da primeira fase | Foto: Luciana Peña/CBN Maringá

O Raio-X de Oportunidades já apresentou os resultados da primeira fase. O estudo realizado com dados das 30 cidades que integram a Amusep apontou o potencial na geração de emprego e renda da região. Mas apenas 14 prefeituras responderam o questionário que ajudou a formatar o estudo. O objetivo do Raio-x é ter um cartão de apresentação no momento de buscar investimentos.

O que as 30 cidades da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) produzem? Qual a renda da população desta região. E qual a percepção dos gestores em relação ao potencial de emprego, renda e negócios em cada cidade? O Raio-x de Oportunidades tenta responder a estas perguntas.

O estudo é uma iniciativa da Amusep em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e o resultado da primeira fase foi apresentado nesta sexta-feira, 15.

Os dados econômicos foram obtidos por meio de informações oficiais disponíveis. Outra parte da pesquisa foi um questionário sobre a percepção do gestor em relação ao potencial de cada cidade. A prefeita de Mandaguari Ivoneia Furtado respondeu.

“Mandaguari fica no entroncamento entre Maringá e Londrina e eu acredito que com esse grande trabalho que a UEM está fazendo, juntamente com os prefeitos da Amusep, nós vamos assim identificar mais potencialidade, por exemplo, Mandaguari tem muitas empresas, tem o café que é muito forte, tem a agricultura e com tudo isso nós vamos melhorar o crescimento e desenvolvimento da nossa cidade”, disse a prefeita.

Mas nem todos os prefeitos responderam ao questionário. 16 deixaram de participar da pesquisa.

O presidente da Amusep, prefeito de Ângulo, Rogério Bernardo, diz que o Raio-x será um documento importante para apresentar ao governo do Estado e a investidores quando surgir uma oportunidade.

“O principal objetivo nosso é mostrar aquilo que a região da Amusep tem de oportunidades, achar os nichos de mercado de cada município e fazer com que isso seja uma oportunidade de investimento externo ou de alguma empresa que se interesse”, disse o prefeito.

O estudo traz indicadores de saúde, educação, economia, infraestrutura, entre outros.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação