Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de maio de 2024

Superlua dos Cervos poderá ser observada nesta quarta-feira; entenda o fenômeno


Por Redação Publicado 12/07/2022 às 17h16 Atualizado 20/10/2022 às 12h30
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Marcelo Casal Jr. Agência Brasil

Considerado um dos fenômenos astronômicos mais bonitos do ano, a Superlua dos Cervos poderá ser observada nesta quarta-feira, 13, a partir das 17h30 (horário de Brasília). Segundo especialistas, ao olhar para o céu, a sensação será de que a lua cheia está maior e mais brilhante, essa impressão acontece porque ela estará mais perto da Terra.

A Lua dos Cervos teve o ciclo iniciado no dia 6 de julho, quando entrou na fase de quarto-crescente. O perigeu, fase em que o satélite natural está mais próximo da Terra e que caracteriza a Superlua, ocorre justamente nesta quarta-feira, dia em que o fenômeno atinge o ápice.

O nome “Lua dos Cervos” é creditado ao ciclo de crescimento anual dos chifres de cervos machos, que tipicamente caem em janeiro ou fevereiro e atingem o ápice do crescimento em julho, para quem possam estar totalmente formados durante a temporada de acasalamento, que vai de setembro a dezembro.

Julho reserva ainda a Delta Aquáridas Austrais, uma chuva de meteoros que poderá ser observada da última semana do mês até meados de agosto. Durante o fenômeno, será possível observar os rastros deixados pelos agrupamentos de cometas Marsden e Kracht. O evento poderá começar entre 12 e 14 de julho, e atingir o ápice nos dias 28 a 29. Não há restrições de observação para o Brasil; moradores de todas as regiões poderão observar o show de luzes no céu noturno.

Além das observações, o mês também terá eventos astronômicos para aqueles que possuem crenças relacionadas ao posicionamento dos astros. Saturno, Júpiter, Mercúrio, Marte e Vênus terão conjunções lunares que poderão ser observadas no céu da manhã. Veja o calendário da Nasa:

Conjunção:Poderá ser Observada em:
Saturno e Lua15 de julho
Júpiter e Lua18 de julho
Marte e Lua21 de julho
Vênus e Lua26 de julho
Mercúrio e Lua29 de julho
Gráfico da Agência Brasil

A agência aeroespacial norte-americana Nasa também preparou um guia de eventos para o mês de julho, que pode ser assistido no canal da instituição (em inglês). Confira abaixo.

Reportagem com informações da Agência Brasil.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Lamborghini na Faria Lima: Polícia identifica suspeito de roubar relógio de R$ 200 mil


A Polícia Civil de São Paulo procura, neste domingo, 19, o homem que teve a moto atingida por uma Lamborghini…


A Polícia Civil de São Paulo procura, neste domingo, 19, o homem que teve a moto atingida por uma Lamborghini…

Geral

Bolsonaristas criticam Moraes por derrubar norma sobre aborto; governistas apoiam decisão


A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu a resolução do Conselho Federal de…


A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu a resolução do Conselho Federal de…

Geral

Enchentes agora atingem SC; mais de 800 estão fora de casa devido a inundações


Depois do Rio Grande do Sul, as chuvas agora atingem o estado de Santa Catarina. Neste final de semana, 20…


Depois do Rio Grande do Sul, as chuvas agora atingem o estado de Santa Catarina. Neste final de semana, 20…