Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de maio de 2024

Veja: 16 famosos que têm formações curiosas, fora da área de atuação


Por Maria Elvira Torsani e Matheus Hernandes Publicado 16/07/2021 às 14h53 Atualizado 20/10/2022 às 11h57
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Fisioterapia, Direito, Comunicação Social e Letras estão entre as formações de alguns famosos. A redação do GMC Online reuniu uma lista de artistas que, antes, da fama cursaram o ensino superior fora da área de atuação que estão atualmente. Didi, Paolla Oliveira, Taís Araújo e Tony Ramos estão nessas histórias um tanto que curiosas. VEJA:

Maria Fernanda Cândido

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O curso de Terapia Ocupacional na Universidade de São Paulo (USP) é bem familiar para Maria Fernanda Cândido. Antes de protagonizar novelas e séries, a artista se formou nesse curso, mas nunca exerceu a profissão, já que após finalizar os estudos, resolveu investir na carreira de atriz. Em entrevista à revista Exame, Maria Fernanda contou que usa até hoje o que aprendeu em sala de aula.

“A faculdade me ensinou sobre as angústias das pessoas, algo fundamental para quem atua. Ter estudado com afinco mudou seu jeito de pensar. Tive ótimos professores que me ajudaram a desenvolver um raciocínio mais maduro”, disse Maria Fernanda.

Sandy

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A cantora Sandy optou por cursar Letras na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC – Campinas) e se formou em 2008, aos 26 anos.

Sandy comenta em entrevistas que a escolha do curso de letras a ajudaria em seu trabalho como compositora. A cantora também passou no vestibular de Psicologia na mesma universidade, mas optou por não ingressar devido à agenda de compromissos.

Flávia Alessandra

Foto: Reprodução/Redes Sociais

No Altas Horas, Flávia Alessandra contou que chegou a estudar dois cursos ao mesmo tempo, Comunicação Social e Direito, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, antes mesmo de se consolidar como uma das principais atrizes globais. “Como eu não tinha essa garantia com a profissão de atriz eu fui fazer faculdade”, disse Flávia

Três anos depois de iniciar os cursos, a atriz abandonou Comunicação Social para focar em direito. Flávia concluiu o ensino superior, tirou a carteira de Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e montou um escritório, onde atuou por alguns anos até ser contratada como atriz. “Graças a Deus fui contratada e até hoje vivo do que mais amo fazer, que é atriz”, comentou.

Paolla Oliveira

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A intérprete da famosa Vivi Guedes, da novela “A Dona do Pedaço”, Paolla Oliveira, além de atriz é fisioterapeuta. A global se formou em 2003 na Universidade Cruzeiro do Sul e, antes de ficar famosa com os trabalhos como atriz, se especializou em Reeducação Postural Global e atuou em hospitais, asilo e clínicas médicas.

Ao Gshow, Paolla explicou o motivo da drástica mudança. “Todo mundo acha que não tem nada a ver ser fisioterapeuta com ser atriz, mas uma profissão é tão sensível quanto a outra. Eu acho que a coisa mais legal de ser atriz é conseguir modificar a vida de alguém, ou fazer aquela pessoa pensar em algo novo. E a fisioterapia tem isso, a gente está sempre conversando e trabalhando para conseguir modificar a vida do outro para melhor. Às vezes, a pessoa consegue se movimentar e falar. Quando há uma melhora de vida, o paciente te envolve naquela história e na gratidão”, disse.

Didi

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Se engana quem acredita que advogados são pessoas sérias! Mesmo sem nunca ter atuado na profissão, Renato Aragão, o famoso humorista Didi, é formado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (FACDIR) desde 1961.

Em reencontro com os colegas de turma, Didi brincou nas redes sociais: “Tô aqui com a minha turma comemorando 57 anos de faculdade de direito. Aqui são ó: advogados, famosos, juristas, juízes, só eu que dei para palhaço! Mas eu não vou decepcionar essa turma!”.

Marcelo Tas

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Também temos engenheiros nessa lista! O apresentador, ator, roteirista, diretor e escritor brasileiro, Marcelo Tas, se formou em Engenharia Civil pela escola politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Além disso, também é graduado em Rádio e TV pela Escola de Comunicação e Artes, também da USP.

Em conversa com jovens estudantes, Marcelo explicou a decisão de concluir as duas faculdades. “Entrei na engenharia em 1978 e, como muitos, tive dúvidas se estava no caminho certo. Ainda no primeiro ano da faculdade, li um jornal feito pelos alunos do 4º e 5º anos de engenharia. Era uma publicação anarquista, e fiquei com muita vontade de trabalhar com eles. Eu escrevia várias matérias e mandava para os caras. Eles nunca aceitavam, até que um dia quiseram publicar e virei meio que um mascote deles. No 3º ano da faculdade eu virei editor do jornal e resolvi que devia fazer comunicação também, por isso fui fazer rádio e TV, em 1980. Eu levei as duas faculdades adiante e terminei as duas, pois acho que é importante estar aberto para as oportunidades”, disse.

Zezé Polessa

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Além de atriz, Zezé Polessa também é médica! Em uma participação no “Encontro com Fátima Bernardes”, a atriz contou que foi incentivada a cursar medicina por um tio já falecido, José Maria. “Ele havia feito uma cirurgia na minha mãe e eu, aos nove anos, achei que ele tinha salvado ela. Então, se tornou o meu herói”, contou.

Zezé é formada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)e fez residência em medicina social na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. No quarto ano do curso descobriu a vontade de ser atriz. “Foi ali que eu entendi que não queria mais fazer medicina e que queria ser atriz. Eu já participava de um grupo e estava encantada com essa possibilidade”, explicou.

Ana Maria Braga

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Ana Maria Braga queria ser médica, mas não tinha recursos financeiros para bancar os estudos. Então, resolveu estudar Biologia na Universidade Estadual Paulista (UNESP), de São José do Rio Preto. Depois da formação, Ana Maria, que ama animais, se especializou em zoologia. Em 1975 recebeu uma proposta da Band e decidiu abandonar a biologia para dar início a sua carreira como apresentadora.

Natália do Valle

Foto: Reprodução/Gshow

Natália do Valle, uma das atrizes mais requisitadas da Globo, se formou em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Famosa por sua estreia na Rede Globo em “Gabriela” (1975), Natália revelou à revista “Marie Claire” que precisava pegar três ônibus para estudar e, para ajudar a família, chegou a dar aulas de Geografia. O lado artístico da atriz veio a tona e então ela resolveu cursar teatro.

Tony Ramos

Reprodução/Redes Sociais

Por aqui também temos um talentoso filósofo. Tony Ramos é bacharel em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), mas preferiu seguir a carreira como ator.

Tony Ramos está há mais de 50 anos trabalhando com atuações, coleciona vários troféus e prêmios e atuou em grandes novelas da Rede Globo como “Passione”, “Laços de Família” e “A Lei do Amor”.

Adriana Esteves

Foto: Divulgação

Você sabia que a atriz conhecida por seus trabalhos em filmes, no teatro e na televisão, principalmente em novelas, era formada em Publicidade e Propaganda? 

Antes de se firmar como uma das principais atrizes do País, com papéis inesquecíveis como “Carminha”, de Avenida Brasil (2012), Adriana se graduou na Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro.

A atriz é conhecida, também, pelas novelas “Pedra sobre Pedra” (1992), “A Indomada” (1997), “O Cravo e a Rosa” (2000), “Kubanacan” (2003), “Segundo Sol” (2018) e “Amor de Mãe” (2019-2021).

Cláudia Abreu

Foto: Divulgação/TV Globo

A atriz Cláudia Abreu se graduou, em 2009, em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Com uma vida corrida, a atriz levou sete anos para se formar. Ela iniciou o curso aos 30 anos, já grávida de seu terceiro filho, José Joaquim. Nesse tempo, ela não parou de trabalhar nas novelas da Globo.

Caio Blat

Foto: Divulgação/TV Globo

O ator Caio Blat, que atualmente está nas telinhas da Globo na reprise da novela “Império”, é bacharel em direto, formado pela Universidade de São Paulo (USP).

Em entrevista a IstoÉ, em 1999, o ator comentou sobre sua escolha. “Fui fazer Direito na USP não somente pelo curso, porque nunca pensei em ser advogado, mas pela história do Largo de São Francisco, onde estudaram alguns de meus poetas preferidos como Castro Alves e Fagundes Varela”, afirmou Blat, aos 19 anos.

Nascido em 1980, o ator está nas novelas desde 1991. Participou de diversos filmes, além de ser ator no teatro também.

Caco Ciocler

Foto: Divulgação

Caco Ciocler poderia ter ido para um caminho totalmente diferente na profissão. O ator fez até o último ano de Engenharia Química, também na USP, mas acabou desistindo e migrando para a graduação de Artes Cênicas, na mesma universidade.

“Sempre fiz teatro, mas assumir que eu queria isso como profissão demorou um pouco. Eu entrei para a faculdade aos 17 anos, então tinha muita coisa na cabeça, muito medo”, contou à Ana Maria Braga, em 2016, numa entrevista no programa “Mais Você”.

“Como eu ainda não havia decidido o que fazer, eu segui sorrateiramente. Daí, a vida foi acontecendo: vieram convites para peças, para a TV e alguns prêmios. Só contei para meus pais quando a coisa toda estava encaminhada, quando não tinha mais volta”, relembrou.

O ator está na TV desde 1996.

Taís Araújo

Foto: Reprodução/Instagram

A atriz Taís Araújo tem uma trajetória de estudos similar a de Adriana Esteves. Ele teve que conciliar os estudos na graduação com o trabalho de atriz na Rede Globo. Taís se formou em jornalismo, em 2008, pela Universidade Estácio de Sá. Ele se formou em sete anos.

”Era uma loucura por conta do trabalho. Em ‘Da Cor do Pecado’, por exemplo, tive que parar completamente. Com algumas outras novelas até dava pra conciliar por um tempo”, contou Taís ao já desativado site Ego.

Ela não chegou a exercer a profissão. Além de atuar desde 1995, ela é apresentadora.

William Bonner

Foto: Reprodução/TV Globo

Por fim, temos o consagrado editor-chefe e apresentador do “Jornal Nacional”, William Bonner. Bonner é graduado em Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), mas com ênfase em Publicidade e Propaganda. E ele chegou a exercer a profissão no início da carreira, como redator publicitário, a partir de 1983.

Ele foi locutor da Rádio USP FM de 1984 a 1986. Foi contratado pela Bandeirantes em 1985 e em 1986 foi para a Rede Globo. Depois de passar pelo SPTV, Fantástico, Jornal da Globo e Jornal Hoje, chegou ao Jornal Nacional, em 1996, programa que trabalha até hoje.

Com informações do site Desafio Mundial.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
GMC+

Morre fundador e ex-vocalista do Chiclete com Banana aos 64 anos


Edmilson de Amorim Ferreira, o Missinho, morreu aos 64 anos nesta quinta-feira, 16, em Salvador. O cantor foi um dos…


Edmilson de Amorim Ferreira, o Missinho, morreu aos 64 anos nesta quinta-feira, 16, em Salvador. O cantor foi um dos…

GMC+

Tony Ramos passa por cirurgia para estancar sangramento intracraniano


O ator Tony Ramos, de 75 anos, foi operado nesta quinta-feira, 16, no Hospital Samaritano de Botafogo, para drenagem de…


O ator Tony Ramos, de 75 anos, foi operado nesta quinta-feira, 16, no Hospital Samaritano de Botafogo, para drenagem de…

GMC+

Fábio Jr. lembra de rejeição na infância no ‘som Brasil’: ‘Esquecer isso de cantar’


Fábio Jr. será tema do próximo especial do ‘Som Brasil’, apresentado por Pedro Bial. O programa vai ao ar na…


Fábio Jr. será tema do próximo especial do ‘Som Brasil’, apresentado por Pedro Bial. O programa vai ao ar na…