Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de junho de 2024

Veja quais remédios podem ser consumidos durante o tratamento da Covid


Por Metrópoles,parceiro do GMC Online Publicado 16/06/2022 às 12h14 Atualizado 21/10/2022 às 01h10
Ouvir: 00:00
Foto: Vinicius Schmidt/Metrópoles

Apesar de a Covid-19 já não ser mais uma doença nova e causar apenas sintomas leves na maioria dos pacientes já vacinados, ainda resta muita dúvida sobre como tratar a condição. Se no início da pandemia muitos medicamentos foram cogitados para lidar com a infecção (cloroquina e ivermectina, por exemplo, foram alguns dos remédios testados e descartados), com a imunização, a solução para o quadro leve é simples.

Como as demais doenças virais, o tratamento da Covid-19 é sintomático, ou seja, são indicados medicamentos voltados para amenizar os sintomas da infecção. “A gente pode entrar com alguns remédios para dar conforto ao paciente: anti-inflamatórios, analgésicos, antialérgicos, corticoides nasais. Tudo isso pode ser usado para melhorar os sintomas, mas não há comprovação de que vão diminuir o tempo de manifestação da doença”, ensina o clínico geral Lucas Albanaz, coordenador da Clínica Médica do Hospital Santa Lúcia Gama.

Os anti-inflamatórios e analgésicos mais comuns são o ibuprofeno, a dipirona, o diclofenaco, a nimesulida e o paracetamol. Antialérgicos e corticoides nasais devem ser receitados pelo médico.

Alguns estudos preliminares logo no início da pandemia sugeriram que o anti-inflamatório ibuprofeno poderia fazer mal quando utilizado em pessoas infectadas com Covid-19. No entanto, o clínico geral afirma que não há comprovação científica e nenhum estudo mostrou que a medicação pode estar ligada a casos mais graves.

Leia a matéria completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação