Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

03 de setembro de 2024

Buscando menos emissões, China foca investimentos em projetos verdes no Brasil, afirma CEBC


Por Agência Estado Publicado 03/09/2024 às 08h20
Ouvir: 00:00

País mais poluidor do mundo, a China vem buscando formas de se tornar emissor líquido neutro em 2060. Para o diretor de conteúdo e pesquisa do Centro Empresarial Brasil-China (CEBC), Tulio Cariello, isso explica por que os investimentos do país no Brasil na área verde são o grande destaque: a área de eletricidade liderou a atração de capital produtivo chinês no Brasil em 2023, com participação de 39%, seguido por setor automotivo (33%), com carros híbridos ou 100% elétricos. Dos 29 projetos em andamento por aqui em 2023, 19 faziam parte do setor de eletricidade – ou 66% do total.

Os dados constam do relatório “Investimentos Chineses no Brasil – Novas Tendências em Energias Verdes e Parcerias Sustentáveis 2023”, divulgado pelo CEBC. “O Brasil já tem uma matriz energética limpa, a mais limpa do G20, então a gente já tem aqui um grande potencial de atração dos investimentos que estão sendo repetidos agora”, avaliou o diretor. “Ou seja, é um movimento que parte também da China, de uma política doméstica, que tem um reflexo na política externa do país, e a gente já tem aqui uma parceria bem consolidada nessa área”, continuou, acrescentando que essa tendência deve continuar nos próximos anos.

A intensificação dos investimentos chineses em “novas infraestruturas” abre uma janela de oportunidade para o Brasil, de acordo com o relatório da CEBC, especialmente em setores ligados à transição energética, onde já há presença consolidada de empresas chinesas no país, com iniciativas em hidrelétricas, energias solar e eólica, baterias elétricas, painéis fotovoltaicos, carros eletrificados, dentre outros. “Somente em 2023, de todos os projetos chineses em território nacional, 72% foram direcionados a energias verdes e segmentos relacionados – o maior porcentual registrado em termos históricos”, trouxe o documento.

Em relação à área geográfica, a região Sudeste absorveu 68% dos projetos chineses no País, seguida pelo Nordeste (16%), Centro-Oeste (13%) e Sul (3%). O Estado de São Paulo segue na liderança na avaliação por unidade federativa, com fatia de 39% – ainda que tenha perdido seis pontos porcentuais em relação a 2022. Na direção inversa, Minas Gerais ganhou participação de oito pontos porcentuais, ao mesmo tempo que a fatia de Goiás aumentou 2 pontos porcentuais.

A pesquisa revelou também que a maior parte dos investimentos chineses ingressou no Brasil em 2023 por meio de iniciativas greenfield – novos negócios ou novas rodadas de investimentos em projetos iniciados em anos anteriores. Essa modalidade respondeu por 83% do número de empreendimentos e 90% do valor aportado.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Para Haddad, alta do PIB deve ‘superar 2,7%, 2,8%’ em 2024


Com o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre, que cresceu 1,4%, o governo “muito provavelmente” irá reestimar…


Com o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre, que cresceu 1,4%, o governo “muito provavelmente” irá reestimar…

Economia

Projeção de crescimento do PIB de 2024, de 2,5%, deve ser elevada para perto de 2,9%, diz SPE


A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda informou nesta terça-feira, 3, que deve aumentar a sua projeção…


A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda informou nesta terça-feira, 3, que deve aumentar a sua projeção…

Economia

Aneel aprova consulta pública para transferência de controle da Amazonas Energia


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 3, a abertura de uma consulta pública para tratar do…


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 3, a abertura de uma consulta pública para tratar do…