Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de agosto de 2024

FecomercioSP: paulistanos mostram otimismo quanto à economia, mas cautela no consumo em julho


Por Agência Estado Publicado 15/08/2024 às 12h31
Ouvir: 00:00

A confiança das famílias paulistanas em relação à economia está em ascensão, mas a cautela persiste quando se trata de consumo. É o que apontam as recentes pesquisas da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) sobre o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) e a Intenção de Consumo das Famílias (ICF).

O ICC de julho deste ano revelou um crescimento de 2,7% em comparação ao mesmo mês do ano passado. Apesar dessa melhora, a variação mensal foi de 0,6% em relação a junho de 2024. Segundo a FecomercioSP, esse avanço na confiança dos consumidores está associado a uma ligeira melhora nas condições de trabalho e de renda.

Em contraste, o ICF, que mede a disposição das famílias para consumir no curto e médio prazo, caiu pelo quinto mês consecutivo, atingindo 106,8 pontos em julho, uma redução em relação aos 107,4 pontos de junho deste ano. Desde fevereiro, o índice já recuou 7,5 pontos, refletindo uma postura cautelosa em relação aos gastos devido à inflação e à alta do dólar.

ICEA e IEC com perspectivas diferentes

O ICC mostrou que os indicadores de confiança das famílias, como o Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) e o Índice de Expectativas dos Consumidores (IEC), tiveram comportamentos distintos. O ICEA subiu 1,1% em julho deste ano e 13,3% em comparação ao ano passado, enquanto o IEC permaneceu estável, com uma leve queda anual de 2,7%.

No que concerne ao recorte de confiança das famílias por renda, aquelas com mais de dez salários mínimos estão mais otimistas, com um aumento de 6,5% no ICC comparado ao ano passado. Já as famílias com renda inferior a dez salários mínimos mostraram um crescimento mais modesto de 1,2%.

Cautela persistente no consumo

Embora o ICC indique uma melhora na confiança, a intenção de consumo continua a cair, especialmente entre os estratos de menor renda da população, apontou a federação. A inflação, que aumentou 4,23% nos últimos 12 meses até junho, é um fator significativo para essa retração.

Cinco dos sete indicadores do ICF apresentaram queda em julho, com destaque para a redução de 2,3% no Nível de Consumo Atual e de 1,5% nas Perspectivas de Consumo. No entanto, algumas variáveis, como o Nível de Consumo Atual e o Momento para Duráveis, mostram crescimento anual, indicando uma leve disposição para o consumo em comparação ao ano passado.

Oportunidades e desafios para o comércio

Para a FecomercioSP, os dados revelam oportunidades para o setor empresarial, especialmente em serviços e consumo de itens não essenciais.

“Contudo, é fundamental ajustar as previsões de vendas frente a esse cenário, marcado por confiança ainda tímida, mas em alta, e intenção de consumo mais comedida”, acrescentou a instituição em nota.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Ouro fecha em alta, mas ganho é limitado por avanço de juros dos Treasuries e do dólar


O ouro fechou em alta nesta quinta-feira, após a divulgação de uma série de dados dos Estados Unidos reforçar expectativa…


O ouro fechou em alta nesta quinta-feira, após a divulgação de uma série de dados dos Estados Unidos reforçar expectativa…

Economia

Febraban, ABBC e Acrefi se manifestam contra proposta de mudanças no FGC


Entidades que representam o setor financeiro se manifestaram contra a emenda nº 11, incluída na proposta de emenda à constituição…


Entidades que representam o setor financeiro se manifestaram contra a emenda nº 11, incluída na proposta de emenda à constituição…

Economia

Presidente da Eletronuclear confirma PDV visando 480 empregados a partir de setembro


O presidente da Eletronuclear, Raul Lycurgo, confirmou que já enviou à Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest)…


O presidente da Eletronuclear, Raul Lycurgo, confirmou que já enviou à Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest)…