Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

22 de julho de 2024

‘Há necessidade daqueles de fizeram o projeto cederem’, diz Moraes sobre Ferrogrão


Por Agência Estado Publicado 22/07/2024 às 15h17
Ouvir: 00:00

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator da ação que trata da construção da Ferrogrão, afirmou que o grande desafio do tema é “conciliar desenvolvimento econômico com a progressão aos direitos fundamentais previstos na Constituição”. O tema foi abordado durante seminário promovido pelo Lide, em São Paulo, após o ministro ser questionado sobre como dar mais celeridade às decisões do processo.

De acordo com o jurista, apesar da atenção às garantias constitucionais, “há necessidade daqueles que fizeram o projeto cederem”. Na defesa da criação de um complexo ferroviário e rodoviário, Moraes pontuou que a infraestrutura, além de propiciar maior “riqueza, celeridade e competitividade” do produto nacional, também ajudaria na preservação do meio ambiente ao diminuir a frota de caminhões na região.

“Nós não podemos suprimir a proteção ao meio ambiente. E por outro lado não podemos suprimir o desenvolvimento econômico que a população teria”, disse.

O ministro também disse ser necessário não “cair na hipocrisia internacional”. “A Noruega recentemente autorizou vinte licenças para a exploração de petróleo no seu mar, indo contra o tratado de Paris, e ao mesmo tempo é o país que exige de todos os outros países, para repassar o fundo ambiental, o cumprimento de certas metas”, exemplificou Moraes.

Em junho do ano passado, Moraes enviou a ação que questiona o projeto da Ferrogrão para a conciliação entre as partes. Em agosto, vai vencer o último prazo de 90 dias fixado pelo ministro para solucionar o impasse para a construção da ferrovia.

A ação foi protocolada pelo PSOL, que questiona uma Medida Provisória (MP) de 2017 que alterou os limites do Parque Nacional do Jamanxim (PA) para comportar os trilhos da obra. A meta é escoar grãos do Centro-Oeste brasileiro ao porto de Miritituba, no Pará. O projeto está paralisado desde 2021 por decisão liminar do relator.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

G20 Brasil: Justiça climática e economia do cuidado entram na pauta do grupo de mulheres no Rio


A justiça climática sob a lente de gênero e a economia do cuidado – tarefa de cuidar principalmente de crianças…


A justiça climática sob a lente de gênero e a economia do cuidado – tarefa de cuidar principalmente de crianças…

Economia

Dieese: 87,8% dos reajustes salariais em junho foram acima da inflação


O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) informou que 87,8% das negociações de reajustes salariais referentes à data-base…


O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) informou que 87,8% das negociações de reajustes salariais referentes à data-base…

Economia

Taxas caem com efeito da desistência de Biden sobre emergentes e percepção fiscal


Os juros futuros fecharam a segunda-feira em queda, refletindo maior confiança do investidor no cenário fiscal doméstico e também aumento…


Os juros futuros fecharam a segunda-feira em queda, refletindo maior confiança do investidor no cenário fiscal doméstico e também aumento…