Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de julho de 2024

Mike Pompeo é o novo reforço da Nippon Steel para concretizar a compra da U.S. Steel


Por Agência Estado Publicado 21/07/2024 às 12h02
Ouvir: 00:00

A Nippon Steel contratou um reforço de peso para destravar sua oferta de compra da U.S. Steel. Mike Pompeo, que foi secretário de estado no governo de Donald Trump, e que esteve na convenção Republicana que indicou Trump como candidato oficial do partido para a eleição presidencial deste ano, vai atuar como conselheiro da siderúrgica japonesa.

Em dezembro, a Nippon Steel anunciou a oferta de compra da U.S. Steel, por US$ 14,1 bilhões. Dois dias depois, o presidente da siderúrgica japonesa, Eiji Hashimoto, disse que, com a aquisição, ele criaria um campeão mundial livre numa indústria dominada pela China. Caso a negociação se efetive, a Nippon Steel seria a maior produtora global de aço, “excluindo a China, no mundo de livre concorrência”, disse Hashimoto.

Mas se a intenção era se apresentar como alternativa à China, um argumento que agrada a Washington, a oposição política à venda de uma siderúrgica americana aos japoneses, foi um dos poucos temas a unir democratas e republicanos. Alguns membros do Congresso disseram que tentariam bloqueá-lo. Donald Trump declarou que, caso eleito, bloquearia o acordo, enquanto Joe Biden disse que é importante que a siderúrgica americana continue sob o comando dos Estados Unidos. Sem contar United Steelworkers, sindicato que representa cerca de 11 mil trabalhadores da U.S. Steel, que classificou a venda como gananciosa.

Em abril, acionistas da U.S. Steel votaram a favor do acordo, mas a efetivação depende de uma série de autorizações governamentais e das autoridades de regulação americanas.

JD Vince, oficializado como candidato à vice na chapa de Donald Trump, na convenção republicada de quinta-feira, 18, é uma das mais ativas autoridades contra a venda. Poucos dias antes da assembleia de acionistas da U.S. Steel, Vince enviou uma carta ao CEO da siderúrgica americana, David Burritt, e ao presidente do conselho, David Sutherland, na qual afirma que a U.S. Steel não deixou claro aos acionistas os “obstáculos políticos e regulatórios” que a proposta de fusão enfrentaria. “Receio que os acionistas tenham sido assim induzidos em erro”, escreveu o agora candidato a vice presidente dos Estados Unidos.

Por maior que seja o trânsito de Pompeo nas esferas do poder americano, a tarefa de fazer o acordo seguir adiante não será tarefa fácil.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

PT diz que Campos Neto usa BC como ‘bunker para sabotagem econômica’ do País


A cúpula do PT aprovou nesta quinta-feira, 18, uma resolução política em que eleva o tom dos ataques ao presidente…


A cúpula do PT aprovou nesta quinta-feira, 18, uma resolução política em que eleva o tom dos ataques ao presidente…

Economia

Varejo usa ferramenta que torna cliente ‘anônimo’, mas pode esbarrar na LGPD


É possível enviar uma publicidade de lasanha congelada para a rede social de um cliente que compra mensalmente presunto, queijo…


É possível enviar uma publicidade de lasanha congelada para a rede social de um cliente que compra mensalmente presunto, queijo…

Economia

G20: No Rio, Brasil espera quebrar jejum de declarações que já dura mais de 2 anos


O Brasil, que está na presidência do G20 neste ano, espera na próxima semana quebrar um jejum de dois anos…


O Brasil, que está na presidência do G20 neste ano, espera na próxima semana quebrar um jejum de dois anos…