PBoC reduz taxas de juros de referência, após desaceleração do crescimento do PIB da China


Por Agência Estado

O Banco do Povo da China (PBoC) anunciou nesta segunda-feira, 22, uma redução das taxas de juros de referência do país. A mudança ocorreu de forma inesperada, uma semana após a divulgação da desaceleração do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) chinês no segundo trimestre.

A taxa de juros de referência para empréstimos (LPR, na sigla em inglês) de 5 anos caiu de 3,95% para 3,85% ao ano. Já a taxa de referência de 1 ano foi reduzida de 3,45% para 3,35% ao ano.

O PBoC havia alterado as taxas de referências pela última vez em fevereiro, quando a LPR de 5 anos foi reduzida de 4,2% para 3,95% ao ano. Já a taxa de 1 ano não mudava desde agosto do ano passado, quando caiu de 3,55% para 3,45%.

A instituição também reduziu a taxa de recompra reversa de sete dias, de 1,8% para 1,7%, o que também não ocorria desde agosto de 2023, quando houve um corte de 1,9% para 1,8%. O movimento tem o objetivo de “ampliar o suporte financeiro para a economia real”, segundo o PBoC.

A China também afrouxou a exigência de garantias para financiamentos de médio prazo, um instrumento através do qual os bancos comerciais podem pedir dinheiro emprestado à autoridade monetária. Fonte: Dow Jones Newswires.

Sair da versão mobile