Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

03 de agosto de 2024

‘A Partilha’ ganha nova montagem após 34 anos do lançamento com elenco inteiramente negro


Por Agência Estado Publicado 03/08/2024 às 09h52
Ouvir: 00:00

Em 1990, Miguel Falabella escreveu o que viria a se tornar um grande sucesso do teatro, A Partilha. O espetáculo foi inspirado por Natália do Vale, com quem o ator dividia cena na novela O Outro. A peça conta a história de quatro irmãs que se reencontram no enterro da mãe e passam a discutir a partilha dos bens deixados por ela, não sem antes colocar suas vidas e questões em pratos limpos umas com as outras.

Agora, 34 anos após a estreia, depois de passar por 12 países e ser adaptada para o cinema, a peça está sendo reapresentada no Teatro Sabesp Frei Caneca até o dia 1º de setembro. Dessa vez, as atrizes que interpretam a quatro irmãs são Letícia Soares (Selma), Adriana Lessa (Regina), Iléa Ferraz (Maria Lúcia) e Flavia dos Prazeres (Laura). Antes, tinham sido vividas originalmente por Natália do Vale, Susana Vieira, Arlete Salles e Thereza Piffer, respectivamente.

Esta é a primeira vez que a peça ganha uma montagem feita exclusivamente com atrizes negras formando a família. “O mundo mudou, a visão de mundo está mudando, a sociedade está amadurecendo com a relação do respeito também e, agora, (essa peça) acaba encontrando quatro atrizes pretas”, explica Adriana Lessa, que interpreta Regina, a irmã esotérica, vivida originalmente por Susana Vieira.

‘Um lugar na história’

A presença de atrizes negras em um espetáculo já clássico como A Partilha pode sugerir a pergunta: como o racismo será discutido neste texto? Pois a peça não tem mulheres negras falando das mazelas do racismo.

Afinal de contas, “corpos negros podem ocupar qualquer lugar”, como afirma Mariana Per, do Prot{agô}nistas, um coletivo de teatro e circo, cujo objetivo é exaltar o trabalho de artistas negros. “A gente tem uma construção histórica no Brasil que ensinou para negros e brancos o lugar onde cada um deve estar, quais símbolos os representam e, principalmente na arte, que papéis e sobre qual assunto corpos negros falam”, continua a artista, que também aponta para um movimento contrário, capitaneado pela organização dos movimentos negros do País.

“O espetáculo está construindo um lugar na história, porque pegar um clássico, reler e colocar nessas bocas que não necessariamente seriam as tradicionalmente escolhidas para poder representar aquilo já é revolucionário”, comenta Letícia Soares, que interpreta Selma, a irmã mais conservadora, casada com um militar, que na montagem original foi vivida por Natália do Vale.”Isso prova e comprova, mais uma vez, que nós podemos contar qualquer história”, complementa.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GMC+

Daniel Radcliffe já filmou ‘Harry Potter’ bêbado: ‘Há cenas em que estou fora de mim’


O ator Daniel Radcliffe, de 35 anos, já se abriu algumas vezes sobre como os últimos anos interpretando Harry Potter…


O ator Daniel Radcliffe, de 35 anos, já se abriu algumas vezes sobre como os últimos anos interpretando Harry Potter…

GMC+

Morre Antonio Meneses, grande violoncelista da atualidade, aos 66 anos


O violoncelista brasileiro Antonio Meneses, um dos mais importantes artistas de sua geração, com carreira que o levou aos principais…


O violoncelista brasileiro Antonio Meneses, um dos mais importantes artistas de sua geração, com carreira que o levou aos principais…

GMC+

Lulu Santos é internado em clínica no Rio e cancela show em festival


Lulu Santos, de 71 anos, foi internado no hospital São Vicente, no Rio de Janeiro, na tarde de sexta-feira, 2….


Lulu Santos, de 71 anos, foi internado no hospital São Vicente, no Rio de Janeiro, na tarde de sexta-feira, 2….