Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

03 de julho de 2024

Claire Denis brilha em Cannes com o longa ‘Stars at Noon’


Por Agência Estado Publicado 27/05/2022 às 01h18 Atualizado 20/10/2022 às 23h20
Ouvir: 00:00

É uma das mais belas vinhetas, senão a mais bela dos grandes festivais de cinema. Ao som de um trecho de O Carnaval dos Animais, de Saint-Saëns, a câmera sdobe por uma escadaria ornada de tapete vermelho que conduz são alto, e à Palma de Ouro. Este ano, para comemorar seu 75º aniversário, Cannes colocou nomes de importantes cineastas que fizeram história na Croisette. As vinhetas mudam segundo as seções e as salas, mantendo o conceito. No topo, apenas duas mulheres – Agnès Varda, que também dá nome à sala (enorme) construída por ocasião do 60º aniversário, e Jane Campion.

Thierry Frémaux, que faz a seleção, gosta de dizer que não escolhe filmes de autores por gênero – masculino, feminino -, mas pela qualidade. Em 2022, 21 filmes disputam a Palma de Ouro. Somente quatro são assassinados por mulheres, uma em codireção. Claire Denis, Kelly Reichardt, Léonor Serraille e Charlotte Vandermeersch. A imprensa adora fazer prognósticos. Em toda a história do festival, o porcentual de vencedores fica com os filmes exibidos no último dia, e até na última sessão – nessa sexta, 27. Se for o caso, Kelly Reichardt já ganhou, com Showing-Up. Em toda a história do Oscar, a Academia premiou apenas três mulheres, e uma foi errada. No ano passado, Kelly merecia mais que Chloë Zhang, por sua First Cow.

Ganhará agora? A francesa Claire Denis é uma autora de prestígio. Participa da competição com Stars at Noon. Coincidentemente, mas não é mera coincidência, a Reserva Imovision está aproveitando o holofote do festival e lança mais quatro filmes, que vem se somar aos três já disponíveis no seu streaming – Desejo e Obsessão, Minha Terra África e DEwixe a Luz do Sol Entrar. Os filmes que entram nesta quinta, 26, são Chocolate, o primeiro que ela dirigiu, Nenette et Boni, O Intruso e Bastardos.Com isso, sete dos 13 filmes de Claire – mais da metade – estarão disponíveis para o espectador brasileiro.

Stars at Noon é um filme difícil de catalogar. Aventura, romance, thriller. Uma americana, interpretada pela filha de Andie MacDowell – Margaret Qualley -, na fronteira da Nicarágua com Costa Rica. Meio jornalista, meio profissional do sexo, ela se envolve com um inglês misterioso, e romântico – Joe Alwyn -, e ambos se veem na mira de um agente da CIA, interpretado pelo brother Safdie. Como em outros momentos de sua carreira, quase todos, Claire prefere a atmosfera à narração e o corpo às explicações, sobretudo psicológicas. O filme baseia-se no romance homônimo de Denis Johnson, Estrelas ao Meio-Dia. Passsa-se na Nicarágua, em 1984, mas Claire deixa a questão da data meio vaga. O que importa é que haverá uma eleição, e existem dúvidas se ela será mesmo realizada.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
GMC+

Ben Affleck e Jennifer Lopez estariam separados há meses, revela jornal


A crise no casamento de Jennifer Lopez e Ben Affleck é assunto muito comentado desde o início do ano. Após…


A crise no casamento de Jennifer Lopez e Ben Affleck é assunto muito comentado desde o início do ano. Após…

GMC+

Cyndi Lauper se decepciona ao ver público abandonar seu show em Glastonbury, diz jornal


Cyndi Lauper ficou chateada ao ver parte do público ir embora de seu show em Glastonbury, no último fim de…


Cyndi Lauper ficou chateada ao ver parte do público ir embora de seu show em Glastonbury, no último fim de…

GMC+

Músico conta que Renato Russo gostava de beber e tomar café com moradores de rua


Guilherme Isnard, o cantor e criador da banda Zero, falou em uma entrevista ao podcast Papo com Clê que Renato…


Guilherme Isnard, o cantor e criador da banda Zero, falou em uma entrevista ao podcast Papo com Clê que Renato…