Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de junho de 2024

Clara Maia mostra vídeo em que salva filho de engasgo com manobra de Heimlich


Por Agência Estado Publicado 06/06/2024 às 13h17
Ouvir: 00:00

A influenciadora Clara Maia mostrou um momento angustiante que viveu com o filho recém-nascido, José, de um mês. O bebê sofreu um engasgo após uma hora de amamentação e Clara precisou fazer a manobra de Heimlich, que consiste em fazer compressões para salvar a pessoa engasgada (saiba mais sobre e veja como fazer em bebês abaixo).

Segundo a influenciadora, ela compartilhou o vídeo para que todos aprendam a fazer a manobra para ajudar pessoas engasgadas. “Primeiros socorros deveria ser matéria no colégio. Deveríamos crescer sabendo, essa manobra salva vidas.”

Clara descreveu os três minutos em que o bebê permaneceu engasgado como “minutos de pânico que duraram uma eternidade”. “Graças a Deus, consegui ter o sangue frio para fazer o que precisava ser feito”, afirmou.

Assista ao vídeo compartilhado pela influenciadora aqui

Em outra publicação, ela compartilhou registros de José sorrindo e agradeceu por ter conseguido salvar a vida do filho. “Eu vi você sem ar, roxinho, lutando para respirar e nunca vou conseguir esquecer essa cena, mas Deus é grandioso demais e capacita a gente para cuidar e proteger”, escreveu.

O que é a manobra de Heimlich e como fazer em bebês?

Conforme a ABORL-CCF, a manobra de Heimlich consiste em abraçar uma pessoa por trás e realizar manobras de compressão com uma das mãos abertas e a outra, com o punho fechado, na região entre o umbigo e o começo das costelas. O movimento deve ser feito para trás e para cima. A manobra deve ser feita cinco vezes com repetições, se necessário.

Em bebês com menos de um ano, são necessários cuidados diferentes. Primeiro, o adulto deve apoiar a criança no antebraço ou na coxa, com a cabeça voltada para baixo e o queixo apoiado. Em seguida, deve usar os dedos em forma de “gancho” para abrir a boca da criança. Então, o recomendado é dar 5 batidas com a mão nas costas do bebê. Depois, o bebê deve ser virado para cima e devem ser realizadas compressões com dois dedos na região entre os mamilos. Quando o corpo estranho aparecer na boca, o adulto deve retirá-lo delicadamente da região.

Em caso de engasgo, não se deve colocar a mão dentro da boca da pessoa engasgada. Em pessoas obesas ou grávidas que estão no último trimestre, as compressões devem ser feitas no meio do peito, e não no abdome.

O engasgo é mais frequente em bebês e idosos, mas pode acometer qualquer um. Segundo a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e de Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), a obstrução das vias aéreas está entre as dez causas da morte pediátrica no Brasil. No mundo, ela é responsável por 53% dos acidentes infantis. Leia mais sobre o que fazer em caso de engasgo aqui.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GMC+

‘O dinheiro do meu pai não é meu’, diz João Silva sobre fortuna de Faustão


João Silva, filho de Fausto Silva e apresentador da Band, disse não ser dependente das riquezas do pai, afastado da…


João Silva, filho de Fausto Silva e apresentador da Band, disse não ser dependente das riquezas do pai, afastado da…

GMC+

Americana de 71 anos participa do Miss Texas, nos EUA


A americana Marissa Teijo fez história ao competir no Miss Texas, nos Estados Unidos, no último fim de semana. Aos…


A americana Marissa Teijo fez história ao competir no Miss Texas, nos Estados Unidos, no último fim de semana. Aos…

GMC+

Como é o jatinho particular de Anitta, avaliado em R$ 40 milhões?


Anitta revelou ter comprado um jatinho particular para utilizar durante suas estadias no Brasil. Em entrevista ao programa colombiano The…


Anitta revelou ter comprado um jatinho particular para utilizar durante suas estadias no Brasil. Em entrevista ao programa colombiano The…