Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

07 de julho de 2024

Projeto ‘Abrindo Gavetas’ completa 20 anos em 2022


Por Victor Ramalho/CBN Maringá Publicado 27/05/2022 às 18h29 Atualizado 20/10/2022 às 23h26
Ouvir: 00:00
Foto: Arquivo/Projeto “Abrindo Gavetas”

O projeto “Abrindo Gavetas” começou em 2002, como um trabalho de pesquisa da professora Maria Verginia Gonçalves, pesquisadora da cultura africana e afro-brasileira. Desde então, o movimento cresceu e, neste ano, completa 20 anos de atuação em Maringá.

A iniciativa independente tem atuado na promoção de projetos culturais ligados à cultura africana e também atividades educativas sobre o tema, como a exposição de fotos “Brasil x Angola: Diálogos cruzados”, realizada em 2021.

E neste sábado, 28, o grupo inicia oficialmente as comemorações de aniversário, com o evento “Chá Beleza Negra”, que será realizado no Centro de Ação Cultural (CAC), às 16h. Será uma troca de experiências entre mulheres negras de Maringá e região, como explica a coordenadora do projeto, Maria Verginia Gonçalves.

“Para iniciar o nosso trabalho, o projeto tem um quadro que se chama Beleza Negra. Esse quadro já existe há mais de 10 anos, a cada 15 dias eu faço uma pesquisa, levanto as meninas bonitas bem colocadas para estar tentando mostrar que essa meninas negras afro-brasileiras tem competência e habilidade. Então o projeto não tenta trazer a questão sensual, mas sim a competência e a habilidade dessas meninas e tenta mostrar onde elas estão no mercado de trabalho”, disse.

E o “Abrindo Gavetas” não diz respeito somente a cultura africana, mas sim sobre a diversidade cultural.

“O nosso projeto é aberto à diversidade cultural, então a gente não reúne só negro, nos nossos eventos tem branco, japonês, negro, justamente para trocar informação, conhecimento. Essa é a importância do nosso projeto, dar visibilidade à cultura africana e afro-brasileira em Maringá, região, nacional e internacional”, disse.

Veja outras matérias na CBN Maringá. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
GMC+

Simone e Simaria voltam a cantar juntas em show


Simone e Simaria voltaram a cantar no mesmo palco quase dois anos após terem anunciado a separação da dupla. O…


Simone e Simaria voltaram a cantar no mesmo palco quase dois anos após terem anunciado a separação da dupla. O…

GMC+

Tony Ramos lembra susto após cirurgia no cérebro: ‘Acordei na UTI’


Tony Ramos falou sobre o momento em que passou mal no Rio de Janeiro, antes de ser internado para se…


Tony Ramos falou sobre o momento em que passou mal no Rio de Janeiro, antes de ser internado para se…