Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

01 de julho de 2024

Fifa rejeita recurso do Chile para substituir Equador na Copa do Mundo do Catar


Por Agência Estado Publicado 16/09/2022 às 15h03 Atualizado 20/10/2022 às 17h52
Ouvir: 00:00

O Comitê de Recursos da Fifa anunciou nesta sexta-feira que decidiu arquivar o processo movido pela Federação Chilena de Futebol para tentar substituir o Equador na Copa do Mundo do Catar. Os chilenos, que apresentaram um recurso sobre o caso na quinta-feira, apontam que o lateral Byron Castillo, da seleção equatoriana, seria colombiano e teria adulterado sua documentação, tese rechaçada pela Fifa.

“Analisadas as alegações de todas as partes e realizada audiência, a Comissão de Recurso confirmou a decisão da Comissão Disciplinar de arquivar o processo instaurado contra a Federação Equatoriana. Entre outras considerações, entendeu que, com base nos documentos apresentados, o jogador deveria ser considerado como titular de nacionalidade equatoriana permanente, de acordo com o art. 5 par. 1 do Regulamento da FIFA para a Aplicação dos Estatutos”, diz um trecho da nota publicada pela entidade.

O argumento do Chile, que abriu o processo ao lado da Federação Peruana de Futebol, já havia sido descartado pelo Comitê Disciplinar da Fifa em junho, mas os dirigentes da Federação Chilena entraram com um recurso e conseguiram ser ouvidos novamente nesta semana. Apesar da negativa, ainda podem continuar tentando uma vaga na Copa, uma vez que há a possibilidade de apelar para a Corte Arbitral do Esporte (CAS).

Como faltam dois meses para o início do mundial, o CAS teria de organizar uma audiência em caráter de urgência para julgar o caso. O Equador participará justamente do jogo de abertura da Copa do Mundo, contra o anfitrião Catar, em duelo marcado para o dia 20 de novembro.

ACUSAÇÃO DO CHILE
A tese apresentada pela Federação Chilena é que Byron Castillo teria nascido em Tumaco, na Colômbia, em 25 de junho de 1995, e não em 10 de novembro de 1998, em General Villamil, no Equador, como consta em seu registro civil. O jogador disputou oito jogos pela seleção equatoriana nas Eliminatórias Sul-Americanas, portanto teria atuado irregularmente caso a acusação fosse confirmada.

Apesar de o assunto ter vindo à tona em abril deste ano, após o Chile ter protocolado uma reclamação formal à Fifa, a nacionalidade de Castillo é assunto debatido desde 2015, quando uma transferência para o Emelec acabou não se concretizando por causa de irregularidades na documentação. Na época, o lateral-direito defendia o Norte América, também do Equador.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Esportes

Sinner avança em Wimbledon e faz duelo italiano na 2ª rodada; Gauff passa bem por compatriota


Fazendo temporada irretocável, avançando ao menos até as quartas de final de todos os torneios que disputou, Jannik Sinner terá…


Fazendo temporada irretocável, avançando ao menos até as quartas de final de todos os torneios que disputou, Jannik Sinner terá…

Esportes

Fluminense anuncia o experiente Mano Menezes para a vaga do demitido Fernando Diniz


Na lanterna do Campeonato Brasileiro, o Fluminense resolveu apostar na experiência de Mano Menezes para escapar do rebaixamento. O anúncio…


Na lanterna do Campeonato Brasileiro, o Fluminense resolveu apostar na experiência de Mano Menezes para escapar do rebaixamento. O anúncio…

Esportes

Bahia oficializa a chegada de lateral-esquerdo Iago Borduchi por quatro temporadas


Um dia após levar 3 a 1 do São Paulo e deixar o líder Flamengo desgarrar na ponta do Brasileirão…


Um dia após levar 3 a 1 do São Paulo e deixar o líder Flamengo desgarrar na ponta do Brasileirão…