Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

28 de julho de 2024

Flamengo vence o lanterna Atlético-GO no Maracanã e assume a liderança do Brasileirão


Por Agência Estado Publicado 28/07/2024 às 18h10
Ouvir: 00:00

O Flamengo é o novo líder do Campeonato Brasileiro. Neste domingo, no Maracanã, confirmou o seu favoritismo ao vencer por 2 a 0 o Atlético-GO, pela 20ª rodada, com gols de Pedro e Arrascaeta. Agora ele tem os mesmos 40 pontos e as 12 vitórias do Botafogo, porém, com vantagem no saldo de gols: 15 a 12. Além disso, está com um jogo a menos – 19 a 20 – do que o rival carioca, como também do Palmeiras, terceiro colocado, com 36 pontos.
Os dois concorrentes diretos já tinham perdido no sábado e como mandantes. O Botafogo levou 3 a 0 do Cruzeiro e o Palmeiras 2 a 0 do Vitória, construindo uma rodada perfeita para o Flamengo.

O time goiano completou 11 jogos sem vencer, com sete derrotas e quatro empates. Não por acaso é o lanterna com 12 pontos e cotado a voltar para a Série B na próxima temporada. Na quarta-feira recebe o Vasco em Goiânia (GO) pelas oitavas da Copa do Brasil.

O time dirigido por Tite só não pode comemorar o simbólico título do primeiro turno porque ainda não disputou o jogo contra o Internacional, pela 17ª rodada no Beira-Rio, quando o clube gaúcho disputava uma vaga nas oitavas da Copa do Brasil, onde acabou eliminado pelo Juventude.

Esta foi a terceira vitória consecutiva do Flamengo, que antes tinha batido o Criciúma e o Vitória, ambos por 2 a 1. Esta vantagem no Brasileirão permitirá à comissão técnica administrar melhor a sequência pesada de jogos que terá pela frente nas próximas semanas, quando voltará a participar de outras duas competições importantes.

Pelas oitavas de final da Copa do Brasil vai pegar o Palmeiras duas vezes, a primeira já na quarta-feira, no Rio de Janeiro. Pelas oitavas da Copa Libertadores vai encarar o Bolívar-BOL duas vezes, ida e volta, e no meio destes confrontos vai ter pela frente o São Paulo e o Botafogo pelo Brasileirão.

Para dosar a energia do seu elenco, Tite manteve o esquema de revezamento na escalação. Poupou, por exemplo, o goleiro Rossi, os zagueiros Fabrício Bruno e Léo Pereira. Mas, desta vez, não se intimidou pelo adversário e armou o time no esquema 4-3-3.

Apoiado pela torcida, teve o domínio total em campo e ainda acabou facilitado pela deficiência na marcação do Atlético-GO. O técnico Vagner Mancini tinha prometido congestionar o setor de meio-campo, mas na prática isso não aconteceu. Tanto que o meia Arrascaeta trabalhou com total liberdade na criação de jogadas ofensivas.
De um cruzamento com efeito de Arrascaeta, do lado direito, saiu o primeiro gol, marcado por Pedro, aos 18 minutos. Erick Pulgar não alcançou a bola e Pedro entrou de frente, esticou a perna e tocou a bola às redes. O VAR pediu tempo para confirmou a legalidade do lance, porque havia a possibilidade da bola ter desviado em Pulgar antes de chegar a Pedro, que no caso, estaria impedido. Este foi o 10.º gol de Pedro, artilheiro do Brasileirão, o seu 30ª gol na temporada.

Varela, de cabeça, quase ampliou aos 30 minutos. O gol não saiu porque o zagueiro Pedro Henrique conseguiu salvar no canto da trave. O time goiano, muito acanhado, se arriscou nos últimos minutos e quase empatou nos acréscimos com um chute de Janderson que Matheus Cunha rebateu de joelho.

No segundo tempo, o Atlético-GO voltou com o meia Shaylon no lugar do volante Baralhas e fez uma pressão inicial. Logo no primeiro minuto quase empatou num cabaça frontal e Shaylon, mas espalmada lateralmente por Matheus Cunha, numa grande defesa.

Na primeira descida consciente, o Flamengo ampliou o placar aos 15 minutos. Erick Pulgar enfiou a bola para Ayrton Lucas já dentro da área e este fez o passe lateral para Arrascaeta. De frente, o meia bateu colocado no canto direito do goleiro: 2 a 0.

Com o ‘jogo ganho’, Tite passou a poupar seus jogadores. Aos 27 minutos entraram Wesley na vaga de Varela, Gabigol no lugar de Arrascaeta e Matheus Gonçalves par a saída de Everton Cebolinha. Aos 35, entraram outros dois: Carlinhos para sair Pedro e Viña na vaga de Ayrton Lucas.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO 2 X 0 ATLÉTICO-GO

FLAMENGO – Matheus Cunha; Varela (Wesley), David Luiz, Léo Ortiz e Ayrton Lucas (Viña); Erick Pulgar, Gerson e Arrascaeta (Gabigol); Luiz Araújo, Pedro (Carlinhos) e Everton Cebolinha (Matheus Gonçalves). Técnico: Tite.

ATLÉTICO-GO – Pedro Rangel; Roni (Yony González), Adriano Martins, Pedro Henrique e Rodallega; Gonzalo Freitas, Baralhas (Shaylon) e Rhaldney (Lucas Kal); Janderson (Maguinho), Hurtado (Derek) e Luiz Fernando. Técnico: Vagner Mancini.

GOLS – Pedro, aos 18 minutos do primeiro tempo e Arrascaeta, aos 15 do segundo.

CARTÕES AMARELOS – Pedro e Luiz Araújo (Flamengo). Hurtado e Pedro Henrique (Atlético-GO)

ÁRBITRO – Gustavo Ervino Bauermann (SC).

RENDA – R$ 3.365.745,00.

PÚBLICO – 57.673 pagantes (61.883 total)

LOCAL – Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Mafê piora marca, cai nas semifinais dos 200m livre na natação olímpica e não esconde decepção


O segundo dia de natação nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 ficou marcado pela ausência de Guilherme Costa, o Cachorrão, nas…


O segundo dia de natação nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 ficou marcado pela ausência de Guilherme Costa, o Cachorrão, nas…

Esportes

Simone Biles dá susto, mas domina eliminatórias da ginástica artística no retorno à Olimpíada


Três anos após desistir de cinco finais da ginástica artística nos Jogos Olímpicos de Tóquio, disputados em 2021, para priorizar…


Três anos após desistir de cinco finais da ginástica artística nos Jogos Olímpicos de Tóquio, disputados em 2021, para priorizar…

Esportes

Como Brasil conquistou 3 medalhas em 17 minutos e ‘abriu contagem’ nos Jogos Olímpicos de Paris


Depois de passar o primeiro dia de disputa por medalhas nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 em branco, o Time Brasil…


Depois de passar o primeiro dia de disputa por medalhas nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 em branco, o Time Brasil…