Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de agosto de 2024

Ginasta romena receberá medalha olímpica por 3º lugar em final vencida por Rebeca Andrade


Por Agência Estado Publicado 13/08/2024 às 20h23
Ouvir: 00:00
image
Foto: Reprodução/Instagram/@frgimnatica

A Federação Romena de Ginástica (FRG) anunciou que Ana Maria Barbosu vai receber a medalha de bronze referente à final do solo da ginástica artística dos Jogos Olímpicos de Paris-2024 em uma cerimônia na sexta-feira. A atleta teve o resultado reconhecido após um recurso na Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês). Isso significou a anulação do resultado que colocou a norte-americana Jordan Chiles no pódio.

A entrega da medalha será feita por Octavian Morariu, representante do Comitê Olímpico Internacional (COI) e Mihai Covaliu, presidente do Comitê Olímpico da Romênia. A cerimônia será na esplanada da Casa Olímpica em Bucareste. A FRG não tem a intenção de que a medalha seja retirada de Chiles. A sugestão é de que o terceiro lugar seja dividido. Entretanto, o COI ainda negocia com o Comitê Olímpico dos Estados Unidos a devolução do bronze.

O pedido de revisão de nota de Chiles aumentou a pontuação da ginasta em um décimo, deixando-a com 13.766. Depois, o CAS apontou que o recurso foi feito 4 segundos após o limite de um minuto para protestos. A federação americana contesta a decisão, afirmando que apresentou evidências de vídeo que mostravam que a técnica da equipe, Cecile Landi, apelou pela primeira vez 13 segundos antes do prazo.

Com a decisão, a ginasta voltou ao 5º lugar, com 13.666. Além de Barbosu, a também romena Sabrina Maneca-Voinea ultrapassou a norte-americana. Ambas receberam 13.700. Daí, a sugestão da FGR em dividir o terceiro lugar entre suas duas atletas e Chiles, mesmo que a última tenha nota menor.

A Federação de Ginástica dos Estados Unidos afirmara que o CAS não aceita recursos para a decisão que anulou a revisão da nota de Chiles. A entidade afirma que continuará atuando para que a medalha de bronze seja mantida.

“Estamos profundamente decepcionados com a notificação e continuaremos a buscar todos os caminhos e processos de apelação possíveis, incluindo na Corte Federal da Suíça, para garantir a pontuação, a colocação e a atribuição de medalha justas para Jordan”, escreveu em nota.

A disputa sobre esses detalhes pode gerar uma batalha legal por tempo indeterminado. Novos recursos podem ser feitos no mais alto tribunal da Suíça, a Corte Federal do país, ou na Corte Europeia dos Direitos Humanos.

O pódio com Rebeca Andrade (ouro), Simone Biles (prata) e Jordan Chiles foi responsável por uma das grandes cenas dos Jogos Olímpicos de Paris. As duas ginastas norte-americanas reverenciaram a brasileira no momento em que o nome dela foi anunciado para receber o ouro. Foi a quarta medalha de Rebeca em Paris e a sexta em Olimpíadas.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Renato Gaúcho discute após eliminação do Grêmio na Libertadores: ‘Venha para o meu lugar’


A eliminação do Grêmio diante do Fluminense na Libertadores esquentou o clima no clube gaúcho. Pela segunda vez em menos…


A eliminação do Grêmio diante do Fluminense na Libertadores esquentou o clima no clube gaúcho. Pela segunda vez em menos…

Esportes

Wesley sofre lesão na coxa e Fla tem 6º desfalque para duelo com Bolívar na Libertadores


O Flamengo vai ter mais um desfalque para o jogo que decide a sua permanência na Libertadores diante do Bolívar,…


O Flamengo vai ter mais um desfalque para o jogo que decide a sua permanência na Libertadores diante do Bolívar,…

Esportes

Nelsinho Baptista diz que Ponte fez ‘pior jogo’ e comemora volta de dupla contra Operário-PR


“Foi uma das piores partidas que disputamos”. Foi assim que o técnico Nelsinho Baptista traduziu o desempenho da Ponte Preta…


“Foi uma das piores partidas que disputamos”. Foi assim que o técnico Nelsinho Baptista traduziu o desempenho da Ponte Preta…