Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

06 de agosto de 2024

Maringaense Renan Gallina comemora ouros no Pan 2023: ‘Para coroar uma temporada incrível’


Por Brenda Caramaschi/CBN Maringá Publicado 03/11/2023 às 16h52
Ouvir: 00:00

Renan Gallina foi o nome do Brasil nas provas de atletismo durante essa quinta-feira, 2, nos Jogos Pan-Americanos. Primeiro ele dominou a prova individual e completou o percurso em 20s37, liderando a prova do início ao fim, e se tornou o atleta mais jovem a ser campeão do atletismo em Santiago.

Foto: Wagner Carmo / CBAt

Antes de Renan, apenas outros dois brasileiros já tinham conquistado o ouro nesta prova nos Jogos Pan-Americanos. São eles os atletas olímpicos Robson Caetano, em 1991, e Claudinei Quirino da Silva, em 1999.

Poucas horas depois, o maringaense participou ainda de outra conquista. No revezamento 4x100m masculino, Gallina fechou a prova com uma bela arrancada e confirmou mais uma medalha de ouro para o Brasil, junto com Rodrigo do Nascimento, Erik Felipe Barbosa e Felipe Bardi, que compõem o quarteto. A equipe brasileira fechou a prova em primeiro lugar com 38s68, à frente de Cuba, com 39s26, e Argentina, que ficou com a medalha de bronze, com 39s48.

Questionado se esta quinta-feira foi o melhor dia de sua vida, o maringaense concordou. “Eu acredito que sim, com a experiência da equipe que me dá apoio também, sou o mais novo mas tenho que me sacrificar, foram três tiros hoje. Para mim é um momento especial, quero curtir e comemorar. Bicampeonato do time e eu duas vezes campeão hoje, para coroar uma temporada incrível”, disse ele ao site Olympics.

A treinadora de Renan, Sandra Regina Crul, que está com ele há sete anos, assistiu às provas da arquibancada e se emocionou com as conquistas. 

“Ele correu uma curva bem forte, já entrou na reta dos 200 na frente e venceu a prova. Nesse momento, o coração começa a bater forte e a gente fica muito tensa por estar competindo em uma competição desse nível e que ele está muito bem. Então a gente fica muito feliz e grata a Deus, por ver ele correndo tão bem e se destacando “.

Ela conta que o desafio foi ainda maior porque todas as provas de Renan foram no mesmo dia, em uma sequência, que começou com a semifinal do revezamento, a conquista dos 200 metros rasos e, em seguida, a final do revezamento 4x100m.

“Eu falei para o Renan para a gente focar nos 200 metros e no 4 por 100, para você correr só a final, mas, ele precisou correr a semifinal e ontem foi uma maratona, pois, praticante tudo aconteceu ontem, dos vários dias de competição fizeram para ele tudo quase no mesmo dia, e ele deu conta e correu super bem”.

Agora, o próximo grande passo na trajetória de sucesso que o maringaense vem desenhando, está em Paris, nas Olimpíadas de 2024. 

“O Renan sempre foi um talento, desde muito novo, quando ele começou no salto em altura e provas de 75 metros/velocidade, e até hoje ele é recordista do salto em altura, ele saltou 2 metros e 1, com 15 anos de idade, se tornando recordista brasileiro desta prova. Ele já participou de varias competições, inclusive do Mundial, e já ganhou vários índices técnicos. Agora, estamos correndo para que ele consiga os índices para as Olimpíadas”.

O pai de Renan, Edivaldo Gallina, fala sobre o orgulho que sente ao ver as conquistas do filho. 

“Estou muito feliz e orgulhoso pelo desempenho do Renan neste Pan-Americano. Ele é um jovem atleta de 19 anos que vem fazendo um bom trabalho com muita dedicação e esforço, juntamente com sua treinadora, Sandra, e encerrando esse ano com 2 medalhas de ouro. Ele é uma grande promessa do esporte brasileiro e mundial, garanto que ainda vamos ouvir muito se falar do Renan Gallina”, disse.

Veja outras matérias na CBN Maringá. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Esportes

Otero aposta na qualidade do Santos por reencontro com vitórias na Série B na casa do Paysandu


Os dois empates seguidos do Santos fizeram a equipe desperdiçar uma vantagem de quatro pontos na Série B que poderia…


Os dois empates seguidos do Santos fizeram a equipe desperdiçar uma vantagem de quatro pontos na Série B que poderia…

Esportes

Marcos Rocha aposta em força do Palmeiras no Allianz Parque para avançar na Copa do Brasil


Em má fase na temporada, sem vencer há quatro jogos, o Palmeiras tem uma dura missão nesta quarta-feira: tentar reverter…


Em má fase na temporada, sem vencer há quatro jogos, o Palmeiras tem uma dura missão nesta quarta-feira: tentar reverter…

Esportes

Bruno Lobo se mantém em 7º no kitesurfe e Brasil vai à medal race no dingly misto e na Nacra 17


As condições climáticas melhoraram um pouco nesta terça-feira e os brasileiros que disputaram regatas na Marina de Marselha nos Jogos…


As condições climáticas melhoraram um pouco nesta terça-feira e os brasileiros que disputaram regatas na Marina de Marselha nos Jogos…