Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

03 de agosto de 2024

Seleção brasileira de basquete se garante nas quartas da Olimpíada após triunfo da Grécia


Por Agência Estado Publicado 02/08/2024 às 12h05
Ouvir: 00:00

A seleção brasileira masculina de basquete não precisou esperar muito tempo para saber se conseguiria uma das vagas como melhor terceiro colocado nas quartas de final dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Bastou a vitória da Grécia sobre a Austrália, por 77 a 71, para que os brasileiros respirassem aliviados e garantidos nos mata-matas.

Após bater o Japão por 102 a 84 no que foi o seu melhor jogo na Olimpíada, a seleção aguardava outros resultados. E logo na primeira partida, com a vitória da Grécia contra a Austrália, por 77 a 71, veio a confirmação da vaga. Agora, resta aguardar Sérvia e Sudão, neste sábado, às 16h, para saber a posição na classificação geral – O Brasil pode terminar como melhor terceiro.

Com a vitória desta sexta-feira, a seleção brasileira confirmou a terceira posição do Grupo B, com 4 pontos, atrás de França e Alemanha, já classificadas. O saldo de pontos marcados, que era 25 negativo subiu para 7 negativo. Esse é o critério que desempata a disputa entre os melhores terceiros colocados – dos três, dois avançam.

A vitória deixará os gregos na terceira posição, com saldo -8 – estão em segundo, provisoriamente, antes do último jogo da chave. Caso a Espanha perca do Canadá, ainda nesta sexta-feira, o Grupo A teria os canadenses em primeiro, Austrália em segundo e Grécia em terceiro após tríplice empate. Entretanto, o Brasil superaria os gregos no saldo de pontos (-7 a -8).

Caso o Canadá perca na última rodada, a Espanha sobe à primeira colocação (ganhando o confronto direto), os canadenses caem para o segundo lugar, e os gregos permanecem em terceiro, com a mesma situação, já que venceram o duelo direto com os australianos.

Sudão do Sul e Sérvia disputam a segunda posição do Grupo C, com jogo no sábado, às 16h. O resultado dessa partida definirá o outro terceiro colocado que irá às quartas de final e também a posição do Brasil na classificação geral. Com – 6 de saldo, o time africano pode até perder por um ponto que se garante. A Grécia torce por revés de 3 ou mais.

A última vez que o Brasil disputou o mata-mata do basquete em uma Olimpíada foi em Londres-2012. O time foi eliminado pela Argentina nas quartas de final e ficou em quinto na classificação geral. No Rio-2016, a eliminação foi na fase de grupos. Em Tóquio, disputado em 2021, a seleção não conseguiu se classificar.

O Brasil tem cinco medalhas no basquete olímpico. São três bronzes no masculino (Londres-1948, Roma-1960 e Tóquio-1964) e uma prata (Atlanta-1996) e um bronze (Sydney-2000) no feminino.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Teddy Riner leva a França ao título de equipe mista de judô e soma 5ª medalha de ouro olímpica


Teddy Riner venceu a luta decisiva contra o japonês Tatsuru Saito em um momento de grande drama para dar à…


Teddy Riner venceu a luta decisiva contra o japonês Tatsuru Saito em um momento de grande drama para dar à…

Esportes

Brasil tem dia ruim na vela e Gabriella Kidd despenca 12 posições na classificação olímpica


O Brasil teve um sábado ruim e acumulou resultados frustrantes na disputa da vela, na Marina de Marselha, dos Jogos…


O Brasil teve um sábado ruim e acumulou resultados frustrantes na disputa da vela, na Marina de Marselha, dos Jogos…

Esportes

Rebeca Andrade explica por que não tentou 1080º inédito para tirar ouro de Biles em Paris-2024


Rebeca Andrade inscreveu o “Yurchenko com tripla piruetas”, acrobacia nunca executada em competições, junto à Federação Internacional da Ginástica (FIG)…


Rebeca Andrade inscreveu o “Yurchenko com tripla piruetas”, acrobacia nunca executada em competições, junto à Federação Internacional da Ginástica (FIG)…