Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

14 de maio de 2024

Softbol: Maringaense busca vaga nas Olimpíadas de Tóquio


Por Chrystian Iglecias Publicado 30/07/2019 às 19h50 Atualizado 23/02/2023 às 16h52
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Agosto está chegando, e com ele se aproxima ainda mais a fase de qualificação do softbol para as Olimpíadas de Tóquio – 2020. A Seleção Brasileira está no páreo junto com mais onze seleções, e uma maringaense faz parte do elenco do Time Brasil. Com sangue oriental correndo nas veias, Sayumi Akamine buscará o sonho de representar o país na grande festa do esporte mundial. 

Com o Japão (país sede) e os Estados Unidos (campeão mundial) já classificados, restam apenas quatro vagas para o torneio de softbol das Olimpíadas. Os jogos da qualificação se iniciam no próximo dia 25, e o Brasil estreia na primeira fase em confronto diante das Ilhas Virgens. Os outros quatro integrantes do grupo são Peru, Venezuela, República Dominicana e México. 

Questionada sobre a ansiedade para o início do qualifier, Sayumi Akamine revelou que o time brasileiro utiliza o método dos vídeos motivacionais para se preparar psicologicamente para a disputa.

“Como é um esporte coletivo, todas nós estamos motivando umas as outras, mandando vídeos pra gente se inspirar cada vez mais e ficarmos sempre motivadas pra alcançar o nosso objetivo”, afirmou Sayumi.

A atleta iniciou no softbol aos 11 anos. Antes, ela conta uma história um tanto quanto engraçada. “Com 6, 7 anos, meu tio me levou na Acema pra conhecer o esporte, mas gostei mais de brincar na terra do que jogar mesmo”, afirmou. “Quando eu tinha uns 11, 12 anos eu comecei a treinar um pouco mais sério”, completou.

Sayumi Akamine já participou dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em 2015, trazendo para a casa uma honrosa quarta colocação. Atualmente, ela defende a equipe de Marília (SP), onde já conquistou títulos expressivos como o tetracampeonato da Taça Brasil, um Campeonato Brasileiro e uma Copa Toyota. Pela Seleção, ela é campeã sul-americana, além de já ter participado de um Mundial.

“Seria um orgulho enorme poder representar não só meu país, como a minha cidade. Orgulho de poder levar o nome da cidade para fora, em um evento tão importante para o esporte”, projetou Sayumi.

Mayra Sayumi Akamine nasceu em São Paulo (SP), mas mora em Maringá desde os cinco anos de idade. Sua família inteira tem descendência oriental – os bisavós eram japoneses. Num dos maiores polos da cultura japonesa em todo o Brasil, Sayumi pode fazer história e imitar um tal Vanderlei Cordeiro de Lima.

O softbol

Inventado em pelo americano George Hancock, o softbol é uma versão mais leve do beisebol. As duas modalidades são muito parecidas, tendo praticamente as mesmas regras. As principais diferenças entre o softbol e o beisebol são as dimensões da bola (maiores no softbol), as dimensões do campo (menor do que o de beisebol) e o tempo de jogo (que é de sete entradas no softbol, em vez de nove). O objetivo do softbol, tal como o do beisebol, é marcar o maior número possível de pontos (“corridas”) para vencer o jogo.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Esportes

Clubes da Liga Forte são a favor da paralisação do Campeonato Brasileiro até o dia 31


Os clubes que fazem parte da Liga Forte União (LFU) enviaram um resposta ao ofício da Confederação Brasileira de Futebol…


Os clubes que fazem parte da Liga Forte União (LFU) enviaram um resposta ao ofício da Confederação Brasileira de Futebol…

Esportes

São Paulo joga bem, vence Fluminense e mostra força para brigar pela ponta no Brasileirão


O São Paulo fez um bom jogo contra o Fluminense nesta segunda-feira, pela sexta rodada do Brasileirão, e saiu do…


O São Paulo fez um bom jogo contra o Fluminense nesta segunda-feira, pela sexta rodada do Brasileirão, e saiu do…

Esportes

Dorival Júnior vai assistir aos jogos dos times paulistas esta semana


Com a intenção de dar sequência ao trabalho de observações técnicas, Dorival Júnior e preparador-físico Celso Rezende vão assistir nesta…


Com a intenção de dar sequência ao trabalho de observações técnicas, Dorival Júnior e preparador-físico Celso Rezende vão assistir nesta…