Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

07 de maio de 2024

Anderson Leonardo, do Molejo, tem piora da saúde; conheça o câncer inguinal, que afeta o cantor


Por Agência Estado Publicado 26/04/2024 às 14h11
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Internado na Unidade de Terapia Intensida (UTI) desde segunda-feira, 22, o cantor e compositor Anderson Leonardo, do grupo Molejo, tem piora do seu quadro de saúde. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do grupo na sexta-feira, 26, ao Estadão.

Desde outubro de 2022, o vocalista enfrenta um câncer inguinal. Em janeiro de 2023, ele chegou a anunciar que teria se curado, mas, em maio do mesmo ano, teve que retomar o tratamento da doença.

O que é câncer inguinal?
Câncer inguinal, na verdade, não é um tipo específico de câncer, mas pode dizer respeito a diversos quadros cancerígenos que afetam a região inguinal, ou seja, da virilha, segundo o oncologista Carlos Dzik, do Hospital Nove de Julho e líder em oncologia do aparelho urológico da Dasa, em São Paulo.

Segundo o oncologista, o mais comum é que um câncer de regiões próximas, como nos genitais ou na coxa, atinjam a região. “Um câncer de pênis ou de colo de útero, por exemplo, podem se disseminar e aparecer na virilha”, explica.

Apesar disso, o especialista diz que também é possível que um câncer tenha origem direto na região da virilha.

Quais os sintomas de um câncer na região inguinal?
O principal sintoma, de acordo com Dzik, é o surgimento de caroços na região. “Isso não quer dizer, contudo, que um caroço na virilha sempre vai estar relacionado a um câncer. Pelo contrário, é mais frequente que esses caroços estejam ligados a inflamações nas regiões próximas. Para saber ao certo, porém, é importante buscar um médico”, orienta.

Outro sintoma que pode surgir nesse tipo de câncer é o inchaço assimétrico, que afete apenas uma das pernas, descreve o oncologista.

Qual o tratamento de um câncer inguinal?
Depende. “O tratamento varia de acordo com o tipo de câncer e o estágio em que ele se encontra. É possível fazer quimioterapia, radioterapia, imunoterapia ou cirurgias”, exemplifica o especialista.

Apesar disso, o oncologista destaca o uso cada vez mais frequente de imunoterapia no tratamento de carcinomas (um tipo de câncer de pele, como alguns cânceres que afetam o pênis). “Trata-se de um tratamento moderno que consiste na injeção de substâncias que fortalecem o sistema imunológico no combate ao tumor”, explica.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GMC+

Madonna dá presente para ritmistas mirins que tocaram no show


Além do prestígio, os ritmistas mirins que tocaram com Madonna no show realizado na praia de Copacabana no último sábado,…


Além do prestígio, os ritmistas mirins que tocaram com Madonna no show realizado na praia de Copacabana no último sábado,…

GMC+

Show de Madonna injetou mais de R$ 300 milhões na economia do Rio de Janeiro


O governo do Rio de Janeiro anunciou na manhã desta segunda-feira, 6, um balanço sobre o show de Madonna, que…


O governo do Rio de Janeiro anunciou na manhã desta segunda-feira, 6, um balanço sobre o show de Madonna, que…

GMC+

Guilherme Fiúza Zenha, diretor de ‘O Menino do Espelho’ e ‘Chefe Jack’, morre aos 55 anos


O cineasta mineiro Guilherme Fiúza Zenha, de 55 anos, faleceu na noite do último sábado, dia 4 de maio. Fiúza…


O cineasta mineiro Guilherme Fiúza Zenha, de 55 anos, faleceu na noite do último sábado, dia 4 de maio. Fiúza…