Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Neblina altera a paisagem em Maringá; VEJA IMAGENS


Por Monique Manganaro Publicado 29/04/2019 às 11h44 Atualizado 21/02/2023 às 08h07
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Após a chuva que caiu sobre Maringá neste domingo (28) e a rápida diminuição das temperaturas na cidade, uma forte neblina se formou e mudou a paisagem da cidade no início da manhã desta segunda-feira (29). Registros feitos em diferentes pontos mostram que a cidade ficou cinzenta por algumas horas, antes que o sol começasse a dissipar o nevoeiro.

De acordo com o coordenador da Estação Climatológica da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e especialista em climatologia Leandro Zandonadi, a entrada de uma massa de ar frio na atmosfera resfriou rapidamente o ar durante a madrugada, condensando as gotículas de água sobre a superfície e formando a neblina.

Segundo ele, o fenômeno é semelhante ao que acontece para formação de nuvens. Mas, neste caso, a cerração aparece quando o resfriamento ocorre na superfície.

Após algumas horas, com o aquecimento natural do clima pelo sol, o ar volta a se expandir e, aos poucos, a neblina desaparece. Conforme relembra Zandonadi, é por esse motivo que o nevoeiro é mais comum durante a manhã e em locais mais altos (pelo efeito da altitude) e mais baixos (pela concentração do ar mais frio, que é mais pesado e “cai” sobre a superfície).

Fotos: redação GMC Online

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação