Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de maio de 2024

Alunos de Maringá aprendem como agir em caso de desastre; VÍDEO


Por Letícia Tristão Publicado 18/09/2018 às 18h06 Atualizado 18/02/2023 às 08h27
 Tempo de leitura estimado: 00:00
https://www.facebook.com/portalgmconline/videos/238633103664682/?__xts__[0]=68.ARCtLHlUShyiGo49g6nGjl2QMdjUBZCa1yEqKAoCf1lF0belV_3vgfIWuq2pbLG0VtxgqgtjA4xXucC8rzc-bazMoAmbm9pFhjxalNZQYAgMnh7IGsza66PEV1GFrAt_GYhZbSoznCivEUUSmz7x1JjeK1iQuvVQPmO9Ybz-jxltbejqvzgV&__tn__=-R

Centros de Educação Infantil (Cmeis) e Escolas Municipais de Maringá realizam, nesta terça-feira (18), o Dia de Plano de Abandono, uma simulação para retirada dos alunos do local em caso de desastre, como incêndio ou desabamento.

De acordo com a Defesa Civil, que presta apoio às escolas, todos os prédios têm sirene de sinalização para evacuação e todos os servidores da instituição são treinados para possíveis situações como essas. Em Maringá, são 114 unidades escolares, 63 Cmeis e 51 escolas, e quase 40 mil alunos. O objetivo da simulação é treinar os alunos para que deixem o local o mais rápido possível. 

Segundo o diretor da Defesa Civil, Adilson Costa, é importante que as crianças saibam o que fazer em caso de desastres. “Passando por esse processo, a criança cresce com visão de segurança, tanto para ela quanto para ajudar algum colega”, afirma.

Adilson explica que uma orientação é que os alunos corram com os braços cruzados em ‘x’ no peito para evitar acidentes. “Em uma situação real, tendemos a bater os braços e podemos machucar uns aos outros”, diz.

De acordo com a Defesa Civil, na escola José Hiran Sallée, 480 crianças saíram do prédio em 2 minutos e 47 segundos.

No Cmei Maria de Lourdes Vale Bom, foram 82 crianças (bebês) no tempo de 2 minutos e 42 segundos, 27 segundos a menos que do último simulado.

177 alunos evacuaram o Cmei Afonso Vidal Cezar em 1 minuto e 59 segundos, tempo recorde.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Expoingá

Podcast GMC: Simulador de Capotamento é ferramenta para Educação no Trânsito


Servidores da Secretaria de Mobilidade Urbana de Maringá (Semob) estão na Expoingá para ensinar lições de Educação no Trânsito para…


Servidores da Secretaria de Mobilidade Urbana de Maringá (Semob) estão na Expoingá para ensinar lições de Educação no Trânsito para…