Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Artistas fazem rede de apoio em Maringá


Por Victor Simião/CBN Maringá Publicado 30/03/2020 às 11h42 Atualizado 23/02/2023 às 14h53
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A paralisação dos serviços causada pelo coronavírus mexeu com o setor da economia criativa em Maringá. Muitos artistas e produtores locais, que vivem do trabalho relativo à cultura, estão sem renda momentaneamente. Parte deles costuma realizar projetos por meio de editais públicos e premiações. Como a Covid-19 parou os trâmites da prefeitura de Maringá, há uma preocupação quanto à execução de projetos e ao recebimento dos valores.

Artistas e produtores culturais criaram, então, a “Rede de Apoio aos Trabalhadores das Artes de Maringá”. A iniciativa é para conectar pessoas que precisam de ajuda e quem pode dar uma mão. Uma conta bancária já foi feita, mas tudo ainda está no início. É uma forma de tentar organizar a situação, explica a produtora cultural e uma das responsáveis pela rede, Rachel Coelho.

“A ‘Rede de Apoio aos Trabalhadores das Artes de Maringá’ foi criada por um grupo de pessoas, artistas e produtores culturais, que trabalham aqui em Maringá a bastante tempo em vários segmentos. Tem produtor, bailarino, artista visual, diretora de teatro e foi criada na intenção de ajudar colegas e que tiverem seus trabalhos cancelados, suas apresentações canceladas e que ficaram sem renda nenhuma para suas despesas básicas. Porque muitas pessoas dessa área dependem de projetos, de eventos, de apresentação isolada, não tem uma renda fixa, dificilmente consegue guardar dinheiro. Então essas pessoas foram muito impactadas por essa situação e é um impacto quase imediato”, explica Rachel.

Algumas demandas já surgiram. Um formulário tem de ser preenchido para que cada caso seja analisado. Oito pessoas coordenam o grupo.

A Secretaria de Cultura de Maringá informou estar atenta a situação dos artistas. Por parte do poder público, um formulário foi lançado para entender o impacto na economia criativa da cidade. Segundo a pasta, estão sendo buscadas formas para realizar os programas dos Convites – Música, Dança, Teatro, Literatura – de forma online.

Em relação à iniciativa dos artistas, mais informações podem ser obtidas na conta no Instagram: @maringarede.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação