Assinada lei que institui a Semana do Agricultor


Por Geovan Petry/CBN Maringá
Foto: Geovan Petry/CBN Maringá

A 1ª Semana do Agricultor, evento promovido pela Secretaria de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar (SeTrab) em parceira com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) realiza até o dia 31 de julho ações gratuitas que envolvem agricultores, criadores e entidades de toda a região. Serão oferecidas oficinas, seminários, palestras, encontro técnico, feira agrícola, distribuição de mudas de árvores, atividade de campo, shows, jogo de futebol, Missa, almoço de integração, entre outras atividades.

O secretário Francisco Favoto explica que esta é uma amostra do fortalecimento do setor.

“Isso realmente une todo o segmento de toda a microrregião e de outras regiões também. […] Nós temos também, já em construção o empório da agricultura familiar, que será direto do produtor para o consumidor, aqui em Maringá”, disse Favoto.

Durante o evento aconteceu a assinatura de uma lei que institui, em Maringá, a semana do agricultor já que o dia é celebrado sempre no dia 28 de julho. A cerimônia contou com a presença de entidades ligadas ao setor, do prefeito em exercício, Edson Scabora e do Secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Anacleto Ortigara que falou aos presentes sobre Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial Sustentável.

“Aquilo que move o Paraná e aquilo que é a perspectiva de crescimento que é agro, que é a força do agro, as suas deficiências, as suas virtudes, o seu potencial, aquilo que a gente pode corrigir e aquilo que a gente pode aproveitar como chance histórica de fortalecer a produção de alimento e fibras no Brasil e no Paraná”, disse Ortigara.

Tudo o que será discutido no evento servirá de iniciativas para outras regiões do Estado. Jucival Pereira de Sá, chefe do núcleo da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento em Maringá (Seab) explica quais são estas ações que podem ser desenvolvidas no decorrer dos próximos anos.

“Ação de melhoria de rentabilidade, mais lucro, mais vida no campo, mais renda no campo. Então tudo isso é trabalhado aqui”, disse Pereira de Sá.

Eduardo César Sala é produtor de leite em Iguaraçu. São 40 vacas que geram mil litros por dia. Ele conta que estar na atividade não tem sido fácil e que não vê boas perspectivas de melhora em um curto espaço de tempo. Porém, veio ao evento para compreender o cenário e aprender.

“A gente tem que estar sempre presente, tem que estar sempre participando desses eventos para poder estar vindo buscar conhecimento da parte do produtor”, disse César Sala.

As ações serão realizadas em diferentes locais da cidade. mas as atividades não param por aí. Maria Iraclézia de Araújo, presidente da Sociedade Rural de Maringá fala de que os produtores podem encontrar formas de como aumentar as vendas e garantir rentabilidade através do incentivo nas ações que acontecem também durante a ExpoIngá.

“O produtor rural está de janeiro a janeiro na sua atividade, seja ela agricultura ou pecuária. Ele está no campo. É uma indústria a céu aberto”, disse. Maria.

Ouça na CBN Maringá.

Veja também:

Sair da versão mobile