Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Aumenta a procura pela vacina contra o sarampo em Maringá


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 28/08/2019 às 12h12 Atualizado 24/02/2023 às 01h15
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A procura pela vacina contra o sarampo nas unidades básicas de saúde de Maringá tem aumentado. A cidade não tem nenhum caso confirmado da doença, mas investiga dois casos suspeitos. No Paraná, são 7 casos confirmados, todos importados de São Paulo e Santa Catarina.

A Secretaria de Saúde do Paraná quer atingir 95% de cobertura vacinal e para isso adotou a vacinação zero para crianças de seis a onze meses de vida.

Em Maringá, o secretário de Saúde, Jair Biatto, diz que as unidades básicas de saúde também estão fazendo busca ativa pelas crianças que precisam ser vacinadas. Não faltam doses da vacina.

Quem deve vacinar?

Além do esquema vacinal, que prevê a imunização a partir dos 12 meses de vida, com o reforço da dose aos 15 meses, o Paraná passou a disponibilizar a chamada vacinação zero, voltada para crianças entre seis e onze meses de idade, atendendo a uma nova instrução do Ministério da Saúde. São 600 mil doses disponíveis nos postos de saúde dos municípios.

De acordo com o ministério, a inclusão deste grupo para vacinação se deu porque se trata de uma população vulnerável e com riscos de complicações sérias por conta doença, como otites, infecções respiratórias e doenças neurológicas. Em casos mais graves podem provocar a redução da capacidade mental, surdez, cegueira e retardo do crescimento.

“Há ainda uma grande quantidade de paranaenses não vacinados ou vacinados parcialmente, o que confere também uma proteção parcial. Abrimos agora uma nova janela de proteção e tenho certeza de vamos ultrapassar a meta de 95%”, destacou o secretário.

Adultos

A vacinação está também disponível para público adulto. Quem ainda não completou 39 anos precisa receber as duas doses. A partir disso é necessário apenas uma vacinação. “Não há alarde nem calamidade pública, mas precisamos fazer a informação circular e combater o vírus”, disse.

Caso não lembre se tomou a vacina e não tenha a carteira de vacinação, a pessoa deve ir até a Unidade de Saúde para verificar se há registro. Se não houver, a imunização deve ser realizada.

As informações são da CBN Maringá, com AEN.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação