Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de junho de 2024

Ciclone extratropical e frente fria mudam o tempo nos próximos dias; Maringá terá chuva e frio


Por Redação GMC Online Publicado 11/07/2023 às 13h58
Ouvir: 00:00

A terça-feira, 11, está quente em Maringá. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) a máxima chegará aos 29ºC. No entanto, as expectativas são de que o cenário mude a partir dos próximos dias. Segundo a previsão, deve chover na quinta-feira, 13 e a temperatura tende as despencar. Na sexta-feira, 14, por exemplo, a mínima esperada é de 7°C em Maringá, com uma brusca alteração no tempo.

Foto: Ilustrativa/Pixabay

O meteorologista do Simepar, Samuel Braun, confirma que em Maringá e região, pode haver um pouco de chuva, queda na temperatura e ventos mais fortes. “O ciclone extratropical vai se formar na altura do Rio Grande do Sul, então o sistema em si, de baixa pressão, atua de forma mais direta na altura do Rio Grande do Sul, ao oceano. Só que associada esse ciclone extratropical avança uma frente fria, e essa frente fria vai alterar as condições do tempo e na região noroeste, principalmente entre a quarta e quinta-feira. Então, o ciclone tem alguma relação, mas é a frente fria, em si, que vai provocar mudança no tempo aqui no Estado do Paraná”, disse.

“Na região noroeste, não deve chover muito, mas ventar bastante. Então essa condição de vento um pouco mais forte também vale para toda a região noroeste e, posteriormente, também haverá a queda na temperatura, em função do do ar mais frio, que avança na retaguarda e desse sistema frontal”, completou o meteorologista.

Veja a previsão do tempo em Maringá nos próximos dias

Ciclone extratropical deixa Sul em alerta

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a região Sul deverá registrar ventos intensos, com rajadas que podem superar os 80 km/h, já nesta terça-feira, 11. “Os ventos devem ganhar força, especialmente a partir de quinta-feira, 13, atingindo, também, áreas do litoral da Região Sudeste”, acrescenta o Inmet.

“O ciclone extratropical estará associado a uma frente fria que deverá avançar de forma continental pelo País, atingindo não apenas o sul, mas avançando por áreas do Sudeste e Centro-oeste, podendo atingir, inclusive, o Sul da Região amazônica a partir de meados da semana, configurando um novo evento de friagem”, considera o instituto.

O Inmet também aponta para a queda da temperatura em diferentes pontos do Brasil. “Com o avanço da frente fria, uma intensa massa de ar frio atingirá o País a partir de quarta-feira. Na terça, as temperaturas máximas caem no Rio Grande do Sul devido ao aumento da nebulosidade e da chuva, mas, a partir de quarta, o ar frio avança sobre o Sul e Mato Grosso do Sul”, prevê o instituto.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação